Home > Cinema & TV > Familiaridade entre samba e jazz é retratada em documentário

Familiaridade entre samba e jazz é retratada em documentário

3 de novembro de 2015, por Jane Galaxie
Cinema & TV

Samba & Jazz mostra similaridades do Rio de Janeiro e de New Orleans com depoimentos de artistas de rua a músicos de renome internacional

As semelhanças entre o popular samba carioca e o jazz tocado em New Orleans (Estados Unidos) são tema do documentário Samba & Jazz, que será lançado em novembro nas principais salas de cinema do Brasil.

 Os Caminhos do Jazz

Livro Os Caminhos do Jazz

Dirigido pelo fotógrafo Jefferson Mello, autor do livro ‘Os Caminhos do Jazz’, o filme faz uma viagem ao universo de sambistas, passistas, jazzistas e jazz parades, em busca de respostas sobre o ponto em que samba e jazz se encontram. A expressão artística de pessoas que, apesar de separadas por fronteiras geográficas, compartilham a paixão pela música e pelas manifestações populares que envolvem este universo também é retratada.

Samba & Jazz traz um apanhado cultural para compreender as semelhanças destes ritmos e adentra o campo social com depoimentos de personalidades representativas do cenário musical, como Arlindo Cruz, Alcione, Carlinhos 7 Cordas, Gregg Stafford, Donald Harrison, integrantes do Clã dos Marsalis (Elis Marsalis, pai de Delfeayo Marsalis e Jason Marsalis), entre outros.

Se o elenco impressiona, o diretor fez questão de ressaltar também o amplo trabalho de pesquisa realizado. “A ideia de criar o roteiro e de dirigir o documentário veio de ‘Os Caminhos do Jazz’. Entre os diversos locais que percorri para criar o livro, New Orleans chamou atenção por sua similaridade com o Rio de Janeiro”, conta Jefferson.

Outro fator que contribuiu para o desenvolvimento do documentário foi a ligação do diretor com o músico americano Gregg Stafford. “Entrar no universo do jazz retratado no documentário só foi possível devido à relação de amizade que temos. Ainda assim, tudo o que foi retratado em New Orleans foi negociado: acesso, uso de imagens e cenas”, diz.

Documentário Samba e Jazz

O longa mostra a dificuldade de uma escola de samba tradicional e sua angústia para voltar ao grupo especial (Foto: Divulgação)

Já no Rio de Janeiro, as gravações ocorreram de forma mais fácil, o que permitiu que o samba fosse abordado livremente. O longa mostra a dificuldade de uma escola de samba tradicional e sua angústia para voltar ao grupo especial; o bairro carioca Madureira, que mais recebeu negros; e conta a história de Pretinho da Serrinha, músico e compositor que aos 10 anos já era mestre de bateria no Morro da Serrinha.

Samba & Jazz já foi selecionado para participar de 14 festivais internacionais e dois nacionais, tendo vencido os prêmios de melhor documentário longa-metragem nos festivais norte-americanos “Capital City Black Film Festival” e “Cinema on The Bayou”.

Matérias Relacionadas
Portinari
Portinari lança revestimentos inspirados nos ritmos que fizeram a história da música
Dia Internacional do Jazz no Must Bar
Dia Internacional do Jazz: Must Bar celebra a data com atrações do Jazz B
Prédio de Vidro
Prédio de Vidro: Produção de documentário sobre Edifício Wilton Paes de Almeida busca fotografias do edifício entre os anos de 1960 e 1970
Divas do Jazz
Divas do Jazz: exposição sobre as lendas do gênero chega no Shopping Jardim Sul

Deixe um comentário