Home > Destaque > The Firebirds se apresentam no Rockerama Club em novembro; confira nossa entrevista com Jim Plummer

The Firebirds se apresentam no Rockerama Club em novembro; confira nossa entrevista com Jim Plummer

17 de agosto de 2015, por Mirella Fonzar
Música
The Firebirds

Reconhecida como uma das melhores bandas de rock ‘n’ roll da Europa, os Firebirds acabam de colocar o Brasil em seu roteiro de apresentações para este ano. A banda britânica, que conta atualmente com Jim Plummer (vocais e guitarra), Dan Plummer (contrabaixo e vocais) e Jason Bryant (bateria e vocais), se apresenta no dia 28 de novembro, no Rockerama Club, em São Paulo.

FirebirdsO show terá abertura das bandas nacionais Alex Valenzi & The Hideway Cats, que já acumula 20 anos de carreira, tendo se apresentado, inclusive, com lendas como Jerry Lee e Little Richard, e Lady Cat & The Watch Dogs, antiga Lady Cat & The Tramps, que acaba de reestrear com nova formação. Os ingressos já começaram a ser vendidos no local, pelo valor de R$ 80.

Numa mistura de rockabilly e doo wop, o grupo fundado em 1981 por John Plummer (irmão de Jim) já excursionou por diversos países da Europa e foi a única banda britânica convidada a tocar no Rockabilly Festival de 2002, que marcou o 50º aniversário da Sun Records e o 25º da morte de Elvis Presley. No entanto, o trio ainda não havia se apresentado na América do Sul.

Aproveitando a novidade, conversamos com o vocalista Jim Plummer sobre as expectativas para o evento, suas influências e novidades da carreira. Ele, que entrou na banda em 1988, a pedido de seu irmão mais velho e fundador dos Firebirds, hoje lidera o grupo, tem seu próprio estúdio de gravação e compõe. Confira abaixo esse divertido bate-papo!

Universo Retrô – Você está animado para se apresentar pela primeira vez no Brasil? Como o convite aconteceu?

Jim Plummer – Estamos muito animados em tocar pela primeira vez na América do Sul. Recebemos um e-mail da Larissa Montagner, nos convidando para tocar no Rockerama Club, em São Paulo. Temos uma agenda de shows muito cheia aqui na Europa, mas conseguimos encontrar um fim de semana livre em novembro e aí vamos nós.

Universo Retrô – Você imaginava que rockabilly / doo wop tivesse uma cena tão forte aqui no Brasil, com grandes festivais e muitos seguidores?

Jim Plummer – Os Firebirds têm seguidores pelo mundo todo e uma forte base de fãs no Brasil que, inclusive, mantêm contato conosco. Como sabemos que muitos deles nunca tiveram a oportunidade de nos ver ao vivo, estamos ainda mais animados com essa oportunidade.

The Firebirds

The Firebirds (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – Quando você pensa em Brasil e América do Sul, o que vem à sua mente hoje?

Jim Plummer – Quando pensamos em Brasil, pensamos em um belo país, cheio de praias bonitas, futebol, café e, claro, os Jogos Olímpicos do próximo ano que estão dando o que falar!

Universo Retrô – Existe alguma banda recente de rockabilly e doo wop que vem chamando a sua atenção?

Jim Plummer – JD McPherson e O Bellfuries dos Estados Unidos são grandes aqui no Reino Unido. Também temos uma banda doo wop por aqui chamada The Overtones, os caras também são muito bons.

Universo Retrô – Quem é o seu grande ídolo? O que te motiva a continuar fazendo seu som?

Jim Plummer – Desde pequeno, meu ídolo da guitarra sempre foi e ainda é o Eddie Cochran. E por incrível que pareça, ele morreu em um acidente de carro a pouco mais de 15 quilômetros da minha casa! Dá pra acreditar? Dion and The Belmonts também é uma banda que tem sido parte fundamental das influências do Firebirds como um todo. Temos também apoiado muitos artistas dos anos 50, tais como: Charlie Feathers, Johhny Carol, Ronnie Dawson, Ben Hewitt, Joe Clay, Rocky Burnette, Hayden Thompson, Linda Gail Lewis, entra outros.

Universo Retrô – Existe alguém que você gostaria de tocar e não teve a oportunidade por algum motivo?

Jim Plummer – Nós estávamos prontos para dividir o palco com Jerry Lee Lewis em uma turnê aqui no Reino Unido em 1991, mas, infelizmente, por conta de uma doença, ele cancelou a turnê.

The Firebirds

The Firebirds (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – O rock ‘n roll realmente veio para ficar? Você acredita que esse tipo de música originária dos anos 50 nunca vai morrer?

Jim Plummer – O Rock ‘n’ Roll é um som que, definitivamente, veio para ficar. Nós tocamos em um monte de festivais pelo mundo todo e eles estão sempre cheios e com os ingressos esgotados. É muito gratificante ver tanta gente, principalmente jovens, que se interessam pela música e por esse estilo de vida que amamos.

Universo Retrô – Vocês estão planejando um novo álbum em breve?

Jim Plummer – Sim, nós temos nosso próprio estúdio aqui no Reino Unido e pretendemos iniciar as gravações do nosso novo álbum durante o outono de 2015, no hemisfério norte, que acontece a partir de setembro.

The Firebirds

The Firebirds (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – Tem alguma outra notícia que você deseja compartilhar com os fãs brasileiros?

Jim Plummer – Nós estamos trabalhando em nosso último CD gravado e está sendo um enorme sucesso, talvez, com isso, possamos organizar uma turnê mais longa no próximo ano.

Universo Retrô – Deixe uma mensagem para os fãs brasileiros sobre o seu show no Rockerama Clube!

Jim Plummer – Estamos realmente ansiosos para conhecer todos vocês. Essa será nossa primeira vez no Brasil e queremos que este show se torne algo inesquecível para todos nós!

Matérias Relacionadas
Bopflix Films: canal via streaming divulga músicos e bandas de estilo vintage
Cantora de Rockabilly
13 promissoras cantoras de rockabilly que você precisa conhecer
Emanuela Hutter
13 conceituadas cantoras de rockabilly em atividade que você precisa ouvir agora
Conheça a história do Rockabilly Stroll e aprenda a dançar

Deixe um comentário

dezenove − 1 =