Home > Destaque > Veja dicas de como aderir à moda tiki ao seu estilo

Veja dicas de como aderir à moda tiki ao seu estilo

3 de janeiro de 2017, por Gia RedHot
Moda
Tiki

Flores, roupas estampadas e cores vibrantes. Todos estes elementos podem ser traduzidos como moda tiki ou comumente chamada de havaiana. O estilo, originalmente vindo do conjunto de ilhas no Sul do Oceano Pacífico, tendo o Havaí como sua ilha mais famosa e pertencente aos Estados Unidos devido a processos de colonização.

Um grupo polinésio vindo do Taiti desembarcou no arquipélago havaiano cerca 700 d.C. trazendo uma cultura totalmente diferente, com tambores, plantas e diferentes tradições. A partir dos anos 30 e mais forte nos anos 50, imediatamente se tornou um grande pólo de turismo devido aos seus hábitos únicos, influenciando na arte, música e principalmente na moda da época.

Estilo havaiano

O Havaí possui um clima tropical, sendo muito parecido com o clima brasileiro. Logo, a nossa associação com o estilo passa a ser mais adaptável porque podemos nos inspirar na própria cultura de nossas terras tupiniquins.
Quando pensamos em estilo primitivo, lembramos de poucas roupas e uso de matéria-prima local, como palha, coco, cortiça, bambu, algodão, garantindo leveza e alegria ao visual. Tori Richard e Reyn Spooner são exemplos de grifes criadas em 1956 no Havaí que ajudaram a espalhar a cultura tiki pelo mundo.

Camisa Tori Richard

Camisa Tori Richard (Foto: Reprodução)

Camisa havaiana masculina

Um estilo que quase não sofreu mudança com as décadas foi a camisa havaiana ou aloha shirt, que continua sendo feita com estampas florais ou que remetam à cultura polinésia, com mangas curtas e colarinho marcado. Há modelos com botões de coco ou madeira e bolsos frontais. Adicionado a calças sociais, o look todo masculino é chamado de aloha attire, classificado como “esporte chic”; ideal para eventos, casamentos e jantares. Para um visual mais confortável use com shorts ou calças claras.

Moda tiki

Moda tiki para os homens (Foto: Reprodução)

Moda feminina

A vestimenta tradicional feminina, chamada de “muumuu” serviu de inspiração e foi adaptada para diversas peças no estilo a partir da década de 1940. O vestido tinha mangas curtas, era solto no corpo e possuía comprimento longo. A variação dessa peça garante visuais diversificados, como tops, calças pantalonas, vestidos, saias, playsuits, tudo com muitas estampas de folhagem, plantas tropicais, oncinhas, flores, hibiscos, mix de cores e padrões.

Moda Tiki

Moda Tiki Feminina (Foto: Reprodução)

Nos anos 50, a silhueta da saia era basicamente dividida em duas: rodada ou lápis. A parte de cima variava de modelos tomara-que-caia, com alças finas ou largas, frente única. Há também um modelo de vestido mais tradicional inspirado nas amarrações das cangas (ou sarongs). Saias longas também dão elegância ao visual.

Cabelos: faça um belo penteado! Finalize com flores para garantir um look completo. Hibisco é a flor do Havaí, então abuse desta referência. Bolsas, lenços, complementos e acessórios: para o estilo vintage, quanto mais, melhor!

Acessórios Tiki

Acessórios Tiki (Foto: Reprodução)

Sapatos: aposte no modelo peep toe (com os dedos à mostra) em diversos acabamentos e estilos, como: vazados, madeira, cortiça, tiras etc. Espadrilles, tamancos e sandálias também são muito bem-vindos e ajudam a reforçar o visual tropical.

Sapatos Tiki

Sapatos que representam o estilo tiki (Foto: Reprodução)

Deu uma esticada até a praia ou piscina? Até os anos 60 a barriga era algo que não ficava aparecendo. Há diversos modelos de biquínis para complementar seu look, que escondem um pouco mais a barriga, podendo ser usados até como uma peça de roupa para um evento informal. Use sua criatividade!

Moda praia tiki

Moda praia tiki (Foto: Reprodução)

Você sabia?

A ideia de Aloha Friday, ou comumente chamada de “sexta-feira casual” rapidamente se espalhou pela Califórnia e pelo mundo todo na década de 1990. O termo Thanks God It’s Friday (TGIF), traduzido como “Graças a Deus É Sexta-feira” é originado de uma música de Kimo Kahoano e Paul Natto, que cantam “It’s Aloha Friday, No Work ‘til Monday” (É sexta-feira casual, sem trabalho até segunda) e podia ser ouvida em todas as rádios locais em 1982.

Desde então, a sexta-feira casual foi aceita como tradição popular no Havaí a partir de 1966, permitindo que as pessoas adotassem o aloha attire como visual mais confortável para este dia da semana. Ouça a música abaixo:

Matérias Relacionadas
Conheça 7 Bares Tiki pelo mundo e apaixone-se pela cultura vintage inspirada na Polinésia
Tikinik: Universo Retrô reúne colaboradores em piquenique no parque do Ibirapuera em SP
Henrique San: Ilustrador brasileiro explora a estética dos anos 50 e 60 e ganha destaque no Brasil e no exterior
Cultura Tiki
Conheça a Cultura Tiki, o retrô inspirado nas tradições polinésias

Deixe um comentário

1 + dois =