Home > Cinema & TV > 10 filmes de época sobre racismo para refletir sobre o tema

10 filmes de época sobre racismo para refletir sobre o tema

4 de junho de 2020, por Leila Benedetti
Cinema & TV
Histórias Cruzadas

Existem diversos filmes sobre racismo, mesmo assim, parece que ainda não foram suficientes para eliminar o preconceito das pessoas. Pleno século XXI e o racismo ainda está cravado em nossa sociedade. Até hoje, muitas pessoas são confundidas por estereótipos, perseguidas e até mesmo brutalmente assassinadas por autoridades pelo simples fato de serem negras.

Está mais do que na hora de revertermos esta situação e refletirmos sobre o assunto. Portanto, para ajudar, o Universo Retrô separou dez filmes de sobre racismo de época que e podem ser encontrados nas principais plataformas de streaming, confira:  

1 – Conduzindo Miss Daisy (1989)

Um ótimo filme sobre racismo é Conduzindo Miss Daisy. Nos anos 40, a judia, viúva e aposentada Daisy Werthan (Jessica Tandy) bate seu carro no muro de seu vizinho. Por conta do incidente, seu filho, Boolie (Dan Aykroyd) a presenteia com um carro novo, porém contrata um motorista, o afro-americano Hoke Colburn (Morgan Freeman), para a mãe. Após um tempo juntos, Daisy se torna amiga de Hoke e percebe que andou de mãos dadas com o racismo a vida toda.

2 –  À Espera de Um Milagre (1999)

Um outro bom filmes sobre racismo é o drama estrelado por Tom Hanks é ambientada na década de 30 e conta a história de Paul Edgecomb, um agente penitenciário que testemunha o racismo e o abuso de autoridade ao supervisionar três oficiais que torturam o prisioneiro John Coffey (Michael Clarke Duncan), um homem negro fisicamente forte que foi acusado injustamente de assassinato e condenado à morte.  

3 – Ali (2001)

O filme narra a trajetória, desafiadora por conta do racismo, do lutador de boxe Muhammad Ali (interpretado por Will Smith), desde sua infância, passando pelo seu auge entre os anos 60 e 80 até chegar os anos 2000. 

4- Cidade de Deus (2002)

O filme conta a história da favela carioca Cidade de Deus, desde a sua criação nos anos 60 até o surgimento do crime organizado nos anos 80, que tornou a comunidade um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro. O enredo é narrado por Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem que mora no local e alimenta o interesse pela fotografia, apesar de ser frequentemente confundido com os membros das gangues por conta do racismo sofrido por ser negro. 

5 – Histórias Cruzadas (2011)

O filme ambientado nos anos 60 mostra a vida na visão das empregadas domésticas negras e na visão das patroas brancas cujo único objetivo na vida é arrumarem maridos e seguir padrões da sociedade. As duas visões opostas de mundo são estudadas pela desconstruída Skeeter (Emma Stone), filha de uma madame que acabou de se formar na faculdade e que sonha em ter uma carreira de sucesso como escritora. O destaque do longa é a Octavia Spencer no elenco.

6 – Django Livre (2012)

O faroeste conta a história de Django (Jamie Foxx), um escravo comprado por Dr. King Schultz (Christoph Waltz), um caçador de recompensas alemão disfarçado de dentista, para ajudá-lo a identificar seus próximos alvos. Após o fim da missão, Schultz libera Django, porém permanecem trabalhando juntos como parceiros.

7 – 12 anos de escravidão (2013)

Baseado na autobiografia de Solomon Northup lançada em 1853, o filme relata o drama vivido pelo autor (interpretado por Chiwetel Ejiofor) em 1841, ano em que ele trabalhava como violinista e vivia com sua esposa e filhos. Ele é convidado a viajar para o distrito de Washington para trabalhar como músico por duas semanas, mas na verdade ele é sequestrado para ser vendido como escravo em Nova Orleans.

8 – Selma: Uma Luta pela Igualdade (2014)

Um outro ótimo filmes sobre racismo a biografia que narra a trajetória de Martin Luther King Jr. (David Oyelowo), que, durante a década de 60, promoveu as Marchas de Selma a Montgomery a favor do direito ao voto para os afro-americanos. 

9 – Green Book (2018)

Nos anos 60, Don Shirley (Mahershala Ali), um culto e famoso pianista afro-americano de jazz clássico, está prestes a embarcar para uma turnê pelo sul dos Estados Unidos. Ele precisa de um motorista e guarda-costas, portanto contrata Tony Lip (Viggo Mortensen), um ítalo-americano fanfarrão do Bronx. Apesar das suas personalidades opostas, os dois criam um laço forte de amizade ao enfrentar os problemas da segregação racial, muito comum naquela época. 

10 –  Infiltrado na Klan (2018)

Ambientada na década de 70, a comédia dramática policial baseada em fatos reais conta a história de Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro que se infiltra na Ku Klux Klan do estado de Colorado. Sua comunicação com os membros da KKK era por meio de cartas e telefonemas, quando havia a necessidade de se encontrar com os membros pessoalmente, ele enviava um outro policial branco em seu lugar.  

Agora que você conhecer alguns filmes sobre racismo de época é hora de maratonar e refletir sobre o tema.

Matérias Relacionadas
Pin Up's Party
Cure o Mundo com o Rock: Pin Up’s Party realiza evento rockabilly beneficente
Mônica no Airbnb
Mônica no Airbnb: personagem dos quadrinhos cede sua casa para hospedagem
O Garoto, de Charlie Chaplin
Cine Concerto: redatora do UR foi assistir Charlie Chaplin em evento e conta como foi
Luminárias Orientais
Luminárias orientais, um dos itens queridinhos do design Mid Century

Deixe um comentário