Estou há um tempão ensaiando para escrever um artigo sobre algumas bandas atuais com pegada retrô e que têm banjo em sua composição – esse instrumento de cordas muito usado na música folk norte-americana e pelos grupos de bluegrass.
Vou começar com um grupo que pouca gente [no Brasil] conhece, a Old Crow Medicine Show, de bluegrass. Esse tipo de música tem suas raízes no jazz e no blues do tempo dos negros colhedores de algodão. A influência do jazz vem do revezamento – a banda tem gaita, guitarra e baixo acústico, violão, bandolim, violino, dobro e banjo -, então esses instrumentos se alternam em solos. Daí o jazz.
Apesar de serem da Virgínia e viverem no Tennessee, que ficam no sudeste dos Estados Unidos, as influências do Old Crow são mesmo bem sulistas, principalmente os vocais, que dão vontade de sair batendo palmas e o pé no chão, sabe?
Outra banda atual com uma proposta bastante semelhante é a Mumford & Sons. O grupo é de 2007, e, apesar do folk caracteristicamente norte-americano, eles são do Reino Unido – o que é nítido na mistura que fazem do estilo com o rock britânico.
O mais legal é que, apesar de cada integrante ser responsável por um, ou vários instrumentos – o Mumford & Sons traz teclado, acordeão, bateria, banjo, dobro, baixo acústico e violão –, pude perceber que durante os shows eles também trocam constantemente de instrumentos entre si.
Tem também a banda The Avett Brothers, da Carolina do Norte, que mistura bem harmoniosamente folk, country, blugrass e rock. Os irmãos Scott (violão) e Seth Avett (banjo) contam com Bob Crawford (bateria) e Joe Kwon, que só os acompanha em algumas turnês, no baixo acústico.
De acordo com o San Francisco Chronicle, The Avett Brothers tem a tristeza de Townes Van Zandt, o pop leve de Buddy Holly, o tom melodioso dos Beatles, e a energia dos Ramones. Bom, deu pra notar que vale a pena ouvir, né?