Home > Destaque > 10 bandas nacionais independentes para ouvir um rock caipira

10 bandas nacionais independentes para ouvir um rock caipira

21 de janeiro de 2018, por Daise Alves
Música
Fabulous Bandits

O Rock Caipira, Rock Rural, Rock da Roça, Country Rock ou Hillbilly Brasileiro – como preferir – faz uma mistura entre guitarra e viola, com inspirações que vão de Motörhead a Tião Carreiro e Pardinho, com letras que falam da vida do campo e também da cidade. Trazendo a energia do velho oeste, com a simplicidade do interior do Brasil, essa fusão entre roqueiro e violeiro, que usa camisetas de bandas de rock com chapéu de sertanejo, conquista fãs brasileiros que se identificam com o gênero.

Para quem quiser conhecer um pouco mais desse universo, selecionamos 10 bandas nacionais para ouvir um rock caipira. Confira:

1 – Hillbilly Rawhide (PR): Uma das bandas mais amadas de Country Rock Alternativo, como o próprio nome diz, mistura o estilo country (hillbilly) com rock primitivo. A banda prioriza um repertório autoral e cantado em sua maioria músicas com letras em português.

Spotify: Hillbilly Rawhide

2 – Fabulous Bandits (PR): Formada em 2006, a banda de Londrina (PR) surgiu com a proposta de fazer versões do gênero “country music” influenciadas por artistas como Hank Williams e Johnny Cash, até começaram a trabalhar com músicas autorais e lançar seu primeiro álbum em 2009.

Youtube: Fabulous Bandits 

3 – Cracker Blues (SP): A banda de São Paulo une Blues, Rock, Southern Rock e Country para compor seu estilo, fazendo um som pesado unindo elementos do Blues Texano de ZZ Top, do Boogie de John Lee Hooker e do Rock Sulista de Lynyrd Skynyrd. O resultado, é um rock caipira pesado.

Spotify: Cracker Blues

4 – Roçabilly Brothers (SP): Formada em 2014 em Mogi Guaçu, o som da banda Roçabilly Brothers é resultado dessa mistura Rock and Roll como o Hillbilly, Bluegrass e Country. Com letras cantadas em português no dialeto do caipira paulista, a temática das músicas gira em torno de histórias de amor e ódio, vingança, cachaça, trabalho de roça, caça e pesca e saudosismo aos costumes e tradição caipira.

YouTube: Roçabilly Brothers

5 – Mary Lee & B Side Brothers (PR) – A Banda de Londrina (PR) tem como líder a vocalista Mary Lee, que se destaca sendo uma das poucas mulheres que encontramos no gênero. Seu estilo, que lembra muito o visual das pin-ups, se une ao seu talento, que além de cantar, toca violão na banda, sendo considerada inclusive, Johnny Cash de saias brasileira.

Spotify: Mary Lee & B Side Brothers

6 – Them Old Crap: O trio formado em 2013 em Londrian (PR), mescla músicas com letras em português e inglês e já ganharam destaque também fora do Brasil fazendo turnê na Europa. Além das influências musicais, a banda tem se inspira na literatura, com influências em artistas como Edgar Allan Poe, Anne Rice, Alvares de Azevedo e Junqueira Freire.

Spotify: Them Old Crap

7 – Condado Caramujo (MG) – Formada em 2015, o trio de Uberlândia (MG) que se inspira no Bluegrass, Outlaw Country, Folk, Punk e Metal, usa apenas instrumento de cordas como baixo acústico, violão, viola caipira e guitarra, para compor suas canções.

Spotify: Condado Caramujo

8 – O Lendário Chucrobillyman – A banda de um homem só é composta por Klaus Koti. Nascido na Amazônia, onde teve bastante contato com a natureza, com os sons dos animais e dos homens da terra, que com certeza são referências para o seu repertório. Klaus, toca todos os instrumentos sozinho e mescla o minimalismo do rock, a urgência do blues e do punk e a estética do som garageiro dos anos 60.

Spotify: Olendário Chucrobillyman

9 – Diablo Fuck Show (RS): A banda de Porto Alegre (RS), foi fundada em 2009 e se inspira no meio do velho-oeste estado-unidense onde bebida, música, histórias de amores mal sucedidos e, claro, mulheres, preenchem cada centímetro do lugar. A magia country dos anos 50 e o peso do punk rock é união perfeita para Diablo Fuck Show.

Spotify: Diablo Fuck Show

10 – Tiregrito (PR): Formada em 2010, a banda paranaense Tiregrito, da cidade de Francisco Beltrão, une o rock clássico com pitadas da música tradicionalista do Rio Grande do Sul e de outros estilos que fazem parte das playlists dos músicos. Lançado em fevereiro de 2015, o álbum de estreia “Sul do Mundo” mesclou gírias que marcam a identidade cultural de Francisco Beltrão e região.

Spotify: Tiregrito

ROCK CAIPIRA NO SPOTIFY

Quer conhecer mais sobre o estilo? Fizemos a playlist Rock Caipira no Spotify com músicas das bandas dessa lista e mais algumas que ainda não foram citadas, como Facção Caipira, Matuto Moderno, Terra Celta, entre outras. Ouça:

Capa da Playlist 'Rock Caipira'

Capa da Playlist ‘Rock Caipira’ no Spotify

Matérias Relacionadas
Touro Mecânico
Banda Touro Mecânico lança clipe da faixa Velho Forasteiro
Sinfonia Caipira
Documentário musical brasileiro é premiado em festival internacional
Quarteto de bluegrass ‘O Bardo e o Banjo’ lança novo álbum com letras em português e influências brasileiras
Conheça a origem de St Patrick’s Day e saiba onde comemorar a data em São Paulo

Deixe um comentário

dez + 18 =