Home > Destaque > 10 bandas nacionais independentes para ouvir um rock caipira

10 bandas nacionais independentes para ouvir um rock caipira

21 de janeiro de 2018, por Daise Alves
Música
Fabulous Bandits

O Rock Caipira, Rock Rural, Rock da Roça, Country Rock ou Hillbilly Brasileiro – como preferir – faz uma mistura entre guitarra e viola, com inspirações que vão de Motörhead a Tião Carreiro e Pardinho, com letras que falam da vida do campo e também da cidade. Trazendo a energia do velho oeste, com a simplicidade do interior do Brasil, essa fusão entre roqueiro e violeiro, que usa camisetas de bandas de rock com chapéu de sertanejo, conquista fãs brasileiros que se identificam com o gênero.

Para quem quiser conhecer um pouco mais desse universo, selecionamos 10 bandas nacionais para ouvir um rock caipira. Confira:

1 – Hillbilly Rawhide (PR): Uma das bandas mais amadas de Country Rock Alternativo, como o próprio nome diz, mistura o estilo country (hillbilly) com rock primitivo. A banda prioriza um repertório autoral e cantado em sua maioria músicas com letras em português.

Spotify: Hillbilly Rawhide

2 – Fabulous Bandits (PR): Formada em 2006, a banda de Londrina (PR) surgiu com a proposta de fazer versões do gênero “country music” influenciadas por artistas como Hank Williams e Johnny Cash, até começaram a trabalhar com músicas autorais e lançar seu primeiro álbum em 2009.

Youtube: Fabulous Bandits 

3 – Cracker Blues (SP): A banda de São Paulo une Blues, Rock, Southern Rock e Country para compor seu estilo, fazendo um som pesado unindo elementos do Blues Texano de ZZ Top, do Boogie de John Lee Hooker e do Rock Sulista de Lynyrd Skynyrd. O resultado, é um rock caipira pesado.

Spotify: Cracker Blues

4 – Roçabilly Brothers (SP): Formada em 2014 em Mogi Guaçu, o som da banda Roçabilly Brothers é resultado dessa mistura Rock and Roll como o Hillbilly, Bluegrass e Country. Com letras cantadas em português no dialeto do caipira paulista, a temática das músicas gira em torno de histórias de amor e ódio, vingança, cachaça, trabalho de roça, caça e pesca e saudosismo aos costumes e tradição caipira.

YouTube: Roçabilly Brothers

5 – Mary Lee & B Side Brothers (PR) – A Banda de Londrina (PR) tem como líder a vocalista Mary Lee, que se destaca sendo uma das poucas mulheres que encontramos no gênero. Seu estilo, que lembra muito o visual das pin-ups, se une ao seu talento, que além de cantar, toca violão na banda, sendo considerada inclusive, Johnny Cash de saias brasileira.

Spotify: Mary Lee & B Side Brothers

6 – Them Old Crap: O trio formado em 2013 em Londrian (PR), mescla músicas com letras em português e inglês e já ganharam destaque também fora do Brasil fazendo turnê na Europa. Além das influências musicais, a banda tem se inspira na literatura, com influências em artistas como Edgar Allan Poe, Anne Rice, Alvares de Azevedo e Junqueira Freire.

Spotify: Them Old Crap

7 – Condado Caramujo (MG) – Formada em 2015, o trio de Uberlândia (MG) que se inspira no Bluegrass, Outlaw Country, Folk, Punk e Metal, usa apenas instrumento de cordas como baixo acústico, violão, viola caipira e guitarra, para compor suas canções.

Spotify: Condado Caramujo

8 – O Lendário Chucrobillyman – A banda de um homem só é composta por Klaus Koti. Nascido na Amazônia, onde teve bastante contato com a natureza, com os sons dos animais e dos homens da terra, que com certeza são referências para o seu repertório. Klaus, toca todos os instrumentos sozinho e mescla o minimalismo do rock, a urgência do blues e do punk e a estética do som garageiro dos anos 60.

Spotify: Olendário Chucrobillyman

9 – Diablo Fuck Show (RS): A banda de Porto Alegre (RS), foi fundada em 2009 e se inspira no meio do velho-oeste estado-unidense onde bebida, música, histórias de amores mal sucedidos e, claro, mulheres, preenchem cada centímetro do lugar. A magia country dos anos 50 e o peso do punk rock é união perfeita para Diablo Fuck Show.

Spotify: Diablo Fuck Show

10 – Tiregrito (PR): Formada em 2010, a banda paranaense Tiregrito, da cidade de Francisco Beltrão, une o rock clássico com pitadas da música tradicionalista do Rio Grande do Sul e de outros estilos que fazem parte das playlists dos músicos. Lançado em fevereiro de 2015, o álbum de estreia “Sul do Mundo” mesclou gírias que marcam a identidade cultural de Francisco Beltrão e região.

Spotify: Tiregrito

ROCK CAIPIRA NO SPOTIFY

Quer conhecer mais sobre o estilo? Fizemos a playlist Rock Caipira no Spotify com músicas das bandas dessa lista e mais algumas que ainda não foram citadas, como Facção Caipira, Matuto Moderno, Terra Celta, entre outras. Ouça:

Capa da Playlist 'Rock Caipira'

Capa da Playlist ‘Rock Caipira’ no Spotify

Matérias Relacionadas
Banda Touro Mecânico
Banda Touro Mecânico lançam seu primeiro EP
Touro Mecânico
Banda Touro Mecânico lança clipe da faixa Velho Forasteiro
Sinfonia Caipira
Documentário musical brasileiro é premiado em festival internacional
Quarteto de bluegrass ‘O Bardo e o Banjo’ lança novo álbum com letras em português e influências brasileiras

Deixe um comentário

doze + 6 =