A moda retrô que tenta reviver o passado sempre esteve presente tentando resgatar algo do passado. E com a nova década do século XXI, não poderia ser diferente! Impulsionada pela pandemia causada pelo coronavírus, a nostalgia foi um dos escapas para manter a saúde mental estável.
Não à toa, a busca por músicas nostálgicas aumentou em 54% no Spotify no início da pandemia, com clássicos dos anos 80, além do crescimento de playlists criadas com esse perfil. A programação televisiva também não ficou atrás, com a impossibilidade de criar novos programas, o reprise foi a sobrevivência dos canais de TV.
A busca pelo passado é comum em momentos de dificuldade e incertezas, como esse que estamos vivendo no momento. Já que “reviver” algo que se conhece, traz segurança, conforto e comodidade, quando não se sabe o que esperar ou o que irá acontecer.
Na moda não seria diferente. Não é de hoje que marcas resgatam coisas do passado, mas para 2021, alguns “retornos” se destacam. A WGSN, empresa de previsão de tendências, revelou algumas tendências retrô para esse ano e resolvemos compartilhar com vocês para que possam aplicar na sua marca de moda. Confira:
Retrô suave
Conforme o interesse em DIY (faça você mesmo) e upcycling cresce, o sentimento de nostalgia cresce nos consumidores, trazendo de volta a atmosfera vintage para a moda. As malhas coloridas e divertidas tomam conta, principalmente para a geração mais jovem, enquanto as modelagens retrôs são revisitadas com lentes mais contemporâneas.
Para aplicar essa tendência retrô na sua marca, afaste-se dos tons minimalistas e traga o vintage por meio de uma paleta preppy com marrons e vermelhos saturados.
Laranja retrô
O laranja toma conta do vestuário evocando uma sensação reconfortante de nostalgia. Principalmente aplicado em tecidos mais pesados ??como o veludo, esses tons oferecem uma sensação acolhedora e reconfortante.
Traga de volta o toque formal através de peças fáceis de usar e uma malharia retilínea mais versátil.
Revival setentista
A estética revival setentista combina a sensação de nostalgia com a atmosfera revolucionária, típica da época, que vem crescendo durante a pandemia. Pense em cores quentes, estampas psicodélicas e modelagens mais sofisticadas.
Para a sua marca, ofereça uma nova visão de modelagens sofisticadas, através do equilíbrio comercial entre o power-dress e uma pegada mais vintage.