2019 é o ano em que personagens marcantes da nossa infância completam décadas inteiras (exceto a Hello Kitty que está no meio da lista, mas falta pouco para completar). Confira as curiosidades de nossos grandes ídolos animados que não só nos divertiram com seus filmes, séries para a TV e histórias em quadrinhos, como também fizeram parte de nosso vestuário, hora do lanche, brincadeiras e muito mais.
1 – Barbie | 60 anos: De princesa a engenheira da computação, a boneca Barbie vem encantando gerações por seis décadas. Pioneira no quesito “boneca para vestir”, ela foi criada em 1959 pela co-fundadora da Mattel, Ruth Handler, pensando na sua filha Barbara (cujo apelido era Barbie), que preferia brincar com as bonecas de revista, que tinham feições adolescentes e vinham com vários looks para montar, do que brincar com as bonecas tradicionais, que simulavam bebês e eram as únicas no mercado.
2 – Gato Felix | 100 anos: O personagem de Otto Messmer e Pat Sullivan foi o primeiro ser animado a estrelar no cinema mudo, seu sucesso foi tanto que lhe rendeu até tiras de jornal em 1923. Felix foi entrando em decadência em 1928 com a chegada de Mickey Mouse, de Walt Disney, que já protagonizava animações sonoras. Depois de breves e despercebidas idas e vindas, o gato só foi fazer sucesso novamente a partir dos anos 50, quando foi repaginado por Joe Oriolo, criador do Gasparzinho.
3 – Garfield | 40 anos: O preguiçoso e sarcástico gato foi lançado em 1978 por Jim Davis protagonizando tirinhas de jornais. Os quadrinhos do personagem foram um dos mais publicados nos jornais de todo o mundo, perdendo apenas para os Peanuts. O sucesso de Garfield é tão grande que ele até ganhou animações para a TV, live-actions, peças de vestuário, material escolar, aparelho telefônico…
4 – Hello Kitty | 45 anos: Criada originalmente em 1974 pela designer da Sanrio, Yuko Shimizu, a personagem só ganhou fama em 1976, tanto que foi patenteada e passou a estampar vários produtos, assim como Garfield. De acordo com a Sanrio e o enredo de sua série animada para a televisão, o nome verdadeiro da gatinha é Kitty White, ela vive com seus pais, sua irmã gêmea e seu (curiosamente) gato de estimação, além de ter namorado.
5 – Popeye | 90 anos: Sucesso desde 1929 nas tiras do jornal Thimble Theatre, o famoso marinheiro criado por Elzie Crisler Segar teve as suas histórias adaptadas para uma série de animações curtas pela Paramount Pictures entre os anos 1933 e 1957, agora essas animações são de propriedade da Turner Entertainment. Conforme as décadas foram passando, Popeye foi tema de videogames, produtos licenciados e até ganhou um longa em live-action estrelado pelo Robin Williams em 1980.
6 – Batman | 80 anos: O Homem-Morcego apareceu pela primeira vez em maio de 1939 na edição nº 27 da revista Detective Comics, publicada pela DC Comics. No decorrer dos anos, o personagem criado pelo escritor Bill Finger e pelo desenhista Bob Kane foi passando por várias alterações, seja em seu uniforme, parceiros e inclusive sua personalidade. Batman não se limitou apenas aos quadrinhos, o super herói patenteou vários produtos, ganhou filmes, séries, animações para a TV e, agora, uma exposição em São Paulo.
7 – Scooby Doo | 50 anos: A equipe dos estúdios Hanna-Barbera se inspirou na canção Strangers in the Night, no qual Frank Sinatra canta “dooby dooby doo” em um trecho, ao criar o cachorro mais medroso da história da animação. Sua estreia foi em setembro de 1969, quando lançou no canal CBS americano a série animada “Scooby-Doo, Where Are You?”, que, somando suas idas e vindas, se tornou a segunda série animada com maior número de temporadas, perdendo apenas para Os Simpsons. O sucesso do desenho não seria possível, se não fossem esse cachorro e sua turma de adolescentes enxeridos!