Home > Destaque > 10 Barbies pin-ups para você conhecer e colecionar

10 Barbies pin-ups para você conhecer e colecionar

11 de setembro de 2023, por Carolina May
Moda

É oficial: Barbie é a maior bilheteria de 2023. Mesmo prestes a sair de cartaz, o filme da boneca mais famosa do mundo ultrapassou Super Mario Bros. na sexta-feira (1), atingindo o marco de US$ 1,365 bilhão arrecadado, enquanto Super Mario arrecadou US$ 1,359 bilhão.

Dias antes, na mesma semana (28), o filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling já havia superado “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” como a maior bilheteria mundial da Warner.

Que a Barbie é um fenômeno (seja nas animações, nas vendas de produtos e agora nos cinemas) isso é inegável. A boneca criada pela Mattel vem inspirando meninas de todo mundo por gerações. E no universo das pin-ups, não é diferente. 

Certamente, a linha que liga a Barbie e as mulheres adeptas do estilo pin-up é a moda, mas além de encorajar a criatividade e imaginação das crianças, algumas mulheres podem encontrar uma conexão entre essa mensagem e a ideia de se expressarem livremente por meio do estilo pin-up. Vale destacar também que, em muitos momentos, a boneca fez uso de saias de cintura alta, vestidos rodados, estampas retrô, batom vermelho e penteados que remetem ao estilo. 

Se lembra de alguma Barbie pin-up? Neste texto, listamos 10 delas. Confira!

10 Barbies pin-ups para você conhecer e colecionar

1. Barbie clássica (1959)

Não poderia ser diferente. Abrimos nossa lista com a primeira Barbie da história. Desenhada por Ruth Handler, o que muitos não sabem é que a boneca original de 1959 foi inspirada em outro brinquedo: a boneca Bild Lilli, personagem originária de histórias em quadrinhos adultos alemã, produzida de 1955 a 1964.

Ícone da cultura pop, a “Barbie original” veste um maiô clássico preto e branco, salto alto e usa um rabo de cavalo. Uma característica marcante desta boneca é a sua maquiagem carregada. Em 1959, Barbie usava batom e unhas vermelhas, sombra azul e delineado gatinho – a tradicional maquiagem das mulheres adeptas do estilo pin-up.

Barbie media cerca de 30 centímetros, possuía seios protuberantes e a cintura bem marcada. Embora tais proporções tenham sido baseadas nas da boneca alemã, os aspectos mais sexualizados foram deixados de lado. 

Provavelmente, a maior diferença entre as bonecas está em seus pés. Não é possível ver os pés de Bild Lilli, uma vez que os sapatos não são acessórios removíveis, e sim pintados diretamente em seus pés. Já a Barbie, possui os calcanhares arqueados e dedos pontiagudos – características que viriam a ser destaque no longa-metragem.

Barbie 1959
(Barbie Clássica, 1959)

2. Barbie Loves Elvis (1997)

Ao longo dos anos, a Mattel homenageou diversas personalidades através da Barbie. Entre as celebridades que ganharam uma versão da boneca foi o Rei do Rock, Elvis Presley.

Até a Barbie se rendeu ao Elvis. Em 1997, a empresa de brinquedos lançou “Barbie Loves Elvis”, e não, não era a boneca vestida como o cantor – isso aconteceu anos depois, em 2010 e 2021. Esta edição de colecionador trazia dois bonecos: o próprio Elvis e Barbie, como uma fã apaixonada.

(Barbie Loves Elvis, 1997)
(Barbie Loves Elvis, 1997)

Aqui, Barbie adota o estilo rockabilly: ela veste saia rodada, uma blusinha de tricô, lenço no pescoço, tênis, colar de pérolas e usa um longo rabo de cavalo, com franjinha. Seu rosto é semelhante ao da Barbie de 1959, contudo a maquiagem aqui é mais leve. Em vez do clássico batom vermelho, a boneca usa um batom rosa, combinando com sua roupa. Outro detalhe que marca a boneca é a foto do cantor que ela tem em suas mãos. 

Em 1999, a Mattel viria a repetir o conceito, lançando “Barbie Loves Frank Sinatra”.

Vale dizer que esta não foi a única vez que a Mattel homenageou o astro. Durante as décadas de 1990 e 2000, foram celebrados diversos momentos de sua carreira e vida, incluindo uma edição que traz Elvis e Priscilla Presley vestidos de noivos.

3. Coca-Cola Barbie (1999)

Entre as muitas parcerias entre a Mattel e grandes empresas, uma delas foi com a Coca-Cola. 

A boneca pertence a uma série, intitulada “Coca-Cola Barbie Series”. Nesta edição, a cor predominante de suas roupas é o vermelho, por conta do refrigerante. Barbie usa um suéter vermelho, e sob a saia preta rodada, uma anágua da mesma cor. Um look bem jovial!

Seu cabelo curto e modelado dá à boneca um toque clássico.

(Barbie Coca-Cola, 1999
(Barbie Coca-Cola, 1999)

4. Barbie Day in the Sun (2000)

Uma verdadeira diva! Pertencente à coleção “Hollywood Movie Star”, esta boneca lembra o visual das atrizes da Era de Ouro do cinema estadunidense.

Elegante, Barbie veste um maiô com estampa de leopardo, acentuado por um sarongue, sandálias plataforma, um grande chapéu de palha e lenço. Pulseiras e óculos de sol completam o seu visual. 

Os lábios vermelhos, a sombra escura e a pintinha abaixo dos olhos acentuam a estética pin-up.

(Barbie Day in the Sun, 2000)
(Barbie Day in the Sun, 2000)

5. Barbie Nifty 50’s (2000)

Quinta boneca da série “Great Fashions of the 20th Century”, esta Barbie representa os anos 50. 

Esta versão é bem semelhante a “Barbie Loves Elvis”. Além de compartilharem a mesma paleta de cores, ambas usam franja, rabo de cavalo e tênis branco (provavelmente reciclados, visto que são idênticos). 

Fiel à época que representa, em Nifty 50’s, Barbie veste uma camisa branca de bolinhas sob uma jaqueta preta, saia rodada, cinto, anáguas, meias rendadas, bolsa e joias. Enfeita o seu cabelo um lenço rosa. 

Ao todo, esta coleção reúne sete bonecas, representando desde a década de 1910 a 1970 – uma pena os anos 80 e 90 terem ficado de fora.

Barbie Nifty 50’s, 2000
(Barbie Nifty 50’s, 2000)

6. Barbie Pin Up Girls (2005 – 2006)

Quem disse que a Barbie não tem uma coleção dedicada às pin-ups? A série “Pin Up Girls Collection” apresenta três bonecas: Lady Luck (cantora), Hula Honey (tiki) e Way Out West (western), que possui duas versões, uma ruiva e outra loira.

As bonecas impressionam pelos detalhes: todas têm em comum os penteados bem elaborados, a maquiagem carregada e cílios verdadeiros – menos a cowgirl, que tem os cílios pintados.

O capricho, no entanto, vai além das bonecas. As caixas trazem belíssimas ilustrações das bonecas, bem no estilo das pin-ups do artista Benicio.  

(Barbie Pin Up Girls, 2005 - 2006)
(Barbie Pin Up Girls, 2005 – 2006)

7. Barbie Hello Kitty (2008)

Nesta edição de colecionador, Barbie homenageia a personagem Hello Kitty. A cor vermelha predomina na boneca, presente em sua roupa, acessórios e maquiagem.

Uma pin-up mais moderninha, seu visual flerta com o rockabilly. Ela usa calça capri jeans, blusinha com estampas da Hello Kitty, bolero e sandália vermelhos. O cabelo loiro platinado está preso em um rabo de cavalo e um lenço vermelho com bolinhas, que faz referência ao laço da personagem japonesa, enfeita seu cabelo.  A boneca carrega consigo uma carteira, que também estampa o rosto da gatinha. 

Os lábios vermelhos e os cílios cheios destacam a sua expressão doce. Ela tem uma pintinha acima da boca, dando um toque pin-up a mais. 

Barbie Hello Kitty, 2008
(Barbie Hello Kitty, 2008)

8. Barbie Hard Rock Café (2009)

Um ícone da cultura popular, o Hard Rock Café é um dos lugares favoritos dos amantes da música em todo o mundo. Não é à toa que a rede de restaurantes e a boneca mais famosa do mundo se juntaram em uma parceria que durou anos.

A Barbie Hard Rock Café é uma das muitas bonecas dessa parceria, mas a edição de 2009 é a única que traz um visual pin-up. Repleta de atitude, ela veste um top cor de rosa que deixa o sutiã à mostra, saia lápis preta, salto alto e meia arrastão. Sua maquiagem é carregada, com olhos delineados e sombra preta, além do batom vermelho. Ela também traz um baixo, completando o seu look rockstar.

Ela é uma das poucas Barbies tatuadas que existem. Lançada em 2009, muitos colecionadores apontam semelhanças entre a boneca e a cantora Amy Winehouse, em alta naquela época. 

Barbie Hard Rock, 2009
(Barbie Hard Rock, 2009)

9. Barbie Bob Mackie Brazilian Banana Bonanza (2012)

Bob Mackie é um renomado estilista e figurinista norte-americano. Conhecido pela extravagância, além de vestir estrelas como Cher, Judy Garland, Marilyn Monroe, Diana Ross, Tina Turner e Lucille Ball, ele também vestiu a boneca mais famosa do mundo. Ao todo, foram mais de 47 bonecas para a Mattel, trazendo uma grande variedade de rostos, cabelos e corpos.

Embora a Mattel tenha trabalhado anteriormente com outros designers de moda, como Oscar de la Renta e Donna Karan, Mackie é creditado como o primeiro designer a criar uma boneca completa.

Brazilian Banana Bonanza, 2012, modelo de barbie pin-up da Mattel
(Brazilian Banana Bonanza, 2012)

Lançada em 2012, a “Brazilian Banana Bonanza” faz uma clara referência ao visual de Carmen Miranda. Um grande adereço, repleto de flores hibisco e frutas enfeita sua cabeça. Ela veste um top cruzado, uma longa saia cheia de bananas em suas bordas, salto plataforma, brincos de argola e pulseiras coloridas. As cores de seu traje homenageiam o país, bem como a arara que a acompanha.

Contudo, o que mais chama a atenção nesta Barbie carnavalesca é o fato de que ela não é necessariamente uma boneca, e sim uma estátua. Não é possível mudar a sua pose, e nem removê-la da base que a mantém em pé. Perfeita para guardá-la como troféu em sua coleção.

10. Linha Silkstone

Silkstone nada mais é do que uma linha colecionável da Barbie. Lançadas a partir dos anos 2000, o grande diferencial das Barbies em corpo Silkstone das demais bonecas da fabricante (incluindo as outras edições de colecionadores) está no material o qual são produzidas, que é mais duro e quebrável, com aspecto sedoso, similar à porcelana. Isso faz com que as bonecas dessa linha sejam um pouco mais pesadas.

Patenteado pela Mattel, o termo é a junção de duas palavras: Silk + Stone (seda e pedra, respectivamente). A coleção é famosa pela sofisticação e alta qualidade das roupas, acessórios, maquiagem e penteados, que remetem a moda das décadas de 1940, 1950 e 1960. São raras as Barbies dessa linha que possuem um visual mais moderno.

Outra característica das Silkstone está em suas feições, parecidas às da Barbie original. 

Barbie Silktone, linha de barbies pin-ups
(Barbie Silktone)

Diga, quais dessas bonecas você gostaria de ter? 

Sentiu falta das Barbies que homenageiam personalidades públicas? Talvez elas ganhem um texto exclusivo.

Matérias Relacionadas
Dany Bunny
Dani Van Rogers: Coelhinha da Playboy dos anos 60 é tema do Pin-Up do Mês de março
Miss Nikkie Doll
Miss Nikkie Doll é a Pin-Up do Mês com ensaio fotográfico em monumentos históricos das ruas de Goiânia (GO)
Exposições
Exposições: 6 mostras com temática nostálgica ou histórica para visitar em SP
Lady von Page
6 performances de pin-ups inspiradas na arte burlesca para conferir no Santa Catarina Custom Show

1 Response

  1. Leila Benedetti

    Essa da Coca-Cola, percebi que a bebida que a boneca está segurando é uma Vaca Preta, que é a Coca-Cola servida com uma bola de sorvete de creme. Era muito popular nas lanchonetes dos anos 50 e 60 entre os adolescentes da época, já que não era alcóolico, inclusive aqui no Brasil. Meu pai tomava muito na época com os amigos e me ensinou a fazer depois quando eu era adolescente. É uma delícia, recomendo! <3

Deixe um comentário