Home > Destaque > Dani Van Rogers: Coelhinha da Playboy dos anos 60 é tema do Pin-Up do Mês de março

Dani Van Rogers: Coelhinha da Playboy dos anos 60 é tema do Pin-Up do Mês de março

18 de março de 2024, por Daise Alves
Moda
Dany Bunny

Coelhinha da Playboy dos anos de 1960 é o tema do Pin-Up do Mês do Universo Retrô, interpretado por Dani Van Roger, nome Pin-Up de Daniele Vieira, jornalista, historiadora, fã dos Beatles e apaixonada por animais. O ensaio foi produzido pelo estúdio New Pin-Up, em Curitiba (PR), com fotografia de Juliana Gouveia e produção de Ivin Makeup.

O tema une a fascinação da nossa Pin-Up pela estética da revista na década de 1960, que ainda tinha muitas influências das pin-ups, da década anterior, com a Páscoa, que nesse ano, é celebrada no mês de março. Confira:

Universo Retrô – O que te atrai na estética pin-up?

Dani Van Rogers – São muitos pontos que me atraem na estética pin-up, o estilo das roupas, a maquiagem, os penteados, acessórios,etc. Acredito que seja toda essa mistura que me atrai, este tipo de beleza. Meu cotidiano é muito corrido, não tenho o tempo necessário para me vestir como pin-up diariamente (pois também não sou muito boa em make e cabelo), mas quando tiro um tempo para mim, e me visto como pin-up é como se eu me desligasse dos meus problemas. Para apenas focar em cuidar da minha beleza, fazendo com que minha autoestima fique nas alturas, é um tempo de amor-próprio para comigo mesma que me faz muito bem.

Pin-Up inspirada nas coelhinhas da Playboy
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Qual seu ensaio fotográfico favorito?

Dani Van Rogers – Difícil responder, eu sempre fico em dúvida porque amo todos. Mas, o que fiz inspirado na Agente Carter da Marvel e na Old Hollywood ficam par a par nessa disputa. Meu nome pin-up (Dani Van Rogers), tem como inspiração o mundo dos hérois, no caso o Capitão América – Steve Rogers, que é meu héroi preferido.

Gosto muito da história do Capitão América e de sua namorada, a Peggy Carter, um dos meus sonhos era fazer um ensaio inspirado na série dela. Então, quando foi possível de realizar eu amei! Fico em dúvida com o Old Hollywood porque como muitas pessoas eu sou apaixonada pela cinema clássico, e poder por um dia me sentir como uma estrela da antiga Hollywood foi tudo de bom!

Pin-Up Coelhinha da Playboy
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Qual a inspiração para o seu ensaio do Pin-Up do Mês do Universo Retrô?

Dani Van Rogers – Eu adoro trabalhar com referências nos meus ensaios, como comentei da Agente Carter, Old Hollywood, também fiz inspirado na primeira Barbie lançada pela Mattel. Então, este ensaio para o mês de março do Universo Retrô tinha que ter uma referência e nesse caso foi: as coelhinhas da Playboy dos anos 60!

Além de amar a cultura dos anos 40 e 50, também sou fascinada pelos anos 60, as coelhinhas da Playboy deste período uniam muito o conceito de “sexy, sem ser vulgar”, bem pin-up, sabe? Até ao olharmos fotografias antigas dessas garotas e observar as poses, elas remetem as pin-ups. Então, pensei em unir as coelhinhas dos anos 60 junto com o mês da Páscoa.

Pin-Up com ensaio Coelhinha da Playboy para a Páscoa
(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Você também é fã dos Beatles. Acredita que gostar de uma banda dos anos 60 também impulsionou para você gostar de moda retrô?

Dani Van Rogers – Super, com certeza! Quando eu tinha 10 anos encontrei um canal de TV que passava as séries antigas, como: Batman, Jeannie é um Gênio, A feiticeira, The Monkees, Mulher Maravilha, entre outros. Eu ficava vidrada na tela, observando as roupas, os penteados, além de adorar a música da época.

Sempre fui curiosa, e ao pesquisar mais sobre essas séries e os anos 60, acabei conhecendo as músicas dos Beatles (e eles se tornaram minha banda preferida) e em seguida as pin-ups, e me apaixonei muito pelos dois! Gosto muito da moda retrô dos anos 40, 50 e 60. Muito do que tem entre esses períodos influeciam no meu estilo musical e também ao me vestir. 

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Quais suas principais inspirações atuais e do passado na estética vintage?

Dani Van Rogers – Em cada período tenho algumas musas inspiradoras. Para os anos 40 e 50, posso citar Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Carmen Miranda e Hedy Lamarr. Já nos anos 60, gosto muito do estilo da Pattie Boyd, Brigitte Bardot, Jane Birkin e Twiggy.

Atualmente gosto de buscar inspirações na Lana Del Rey, Katy Perry, Anya Taylor Joy, Taylor Swift e Marina Ruy Barbosa.

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Você também gosta bastante de viajar. Qual a viagem que mais te levou ao passado?

Dani Van Rogers – Siiim, eu amo! Sou jornalista e historiadora, adoro estudar sobre fatos históricos, lugares e personalidades. Acredito que isso me influencia muito ao viajar, pois tenho muita vontade de conhecer os locais históricos pelo mundo, além das obras de artes e culturas locais. Amo um museu! Com certeza a viagem que mais me levou ao passado foi a última que realizei, que também era um sonho antigo: conhecer Londres e Liverpool.

Era uma viagem que eu já planejava a 5 anos, e nunca dava certo, no meio disso tudo teve a pandemia para ajudar rs. Mas, conhecer Londres foi incrível, a cidade por si só faz você voltar no tempo, ao entrar nos museus e galerias é impossível não ficar encantado e se imaginar em um filme antigo. Como uma boa fã de Beatles, busquei conhecer os pontos históricos em Londres da história da banda, como os estúdios Abbey Road. Quando fui pra Liverpool fiz o passeio “Magic Mystery Tour”, em que passei pelas antigas casas dos Beatles, locais que serviram de inspiração para canções como Strawberry Fields e muito mais. Então, tudo isso me fez viajar no tempo, foi mágico!

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Você também já participou de concursos de Pin-Up. Como foi a experiência? Pretende participar em outros?

Dani Van Rogers Sim, participei do primeiro Concurso Pin-up do Curitiba Custom Day em 2023. Foi um misto de emoções, nervosismo, ansiedade e alegria. Desde a preparação, ao pensar em que tipo de apresentação eu iria fazer até o desfile. Eu sabia que ia concorrer com mulheres maravilhosas, e acredito que isso fez com que eu não confiasse tanto em mim mesma e me cobrasse muito. No dia do concurso, infelizmente fiquei bem mal de saúde, quase desisti, mas criei forças e fui com o apoio da minha família. 

Hoje olho os vídeos e nem imagino que eu consegui participar ao relembrar como estava. Algumas das meninas vieram me dar força e palavras de acolhimento, o que foi incrível por mostrarem que apesar de ser um concurso, nem tudo é sobre competição. Conheci também outras meninas, então foi uma experiência bem bacana e de muito aprendizado. 

Mas não me vejo participando de outros, percebi que sou o tipo de pessoa que gosta de ir nos eventos para comer, dançar, papear e me distrair. A apresentação e o desfile acabam me deixando tensa e não consigo aproveitar como gostaria. 

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Para você, o que não pode faltar em uma produção retrô pin-up?

Dani Van Rogers – Acredito que não pode faltar um bom penteado! Toda pin-up possui um penteado bem feito e que quando você olha remete na hora a uma lembrança sobre a década de 40 e 50. Este também é um desafio que tenho, em conseguir aprender mais e aperfeiçoar os penteados, pois sou uma pessoa com pouca habilidade quando o assunto é cabelo.

(Foto: Juliana Gouveia)

Ficha Técnica

Produção: Ivin Make Up
Fotografia: Ju Gouveia
Modelo: Daniele Vieira
Estúdio: New Pin-up

Matérias Relacionadas
Jamilly Belladona busca inspiração nos amores da Segunda Guerra para o Pin-Up do Mês de Abril
Miss Nikkie Doll
Miss Nikkie Doll é a Pin-Up do Mês com ensaio fotográfico em monumentos históricos das ruas de Goiânia (GO)
10 Barbies pin-ups para você conhecer e colecionar
Lady von Page
6 performances de pin-ups inspiradas na arte burlesca para conferir no Santa Catarina Custom Show

Deixe um comentário