O feriado do dia 21 de abril está aí e, como relaxamos em dias assim, nada melhor que vasculhar o catálogo de sua plataforma de streaming preferida. Nossa sugestão é, que tal garimpar documentários e filmes biográficos das divas nacionais para assistir nesse feriado?
Confira as 9 produções biográficas sobre divas nacionais:
Rita Cadillac – A Lady do Povo (2007)
Este revelador documentário mostra a carreira de Rita Cadillac, a famosa sex symbol dos anos 80, desde quando ela iniciou sua trajetória como chacrete, passando por cantora até virar atriz de filmes adultos. Pouca gente sabe, mas a produção recomendada para maiores de 18 anos está disponível na Netflix.
Rita Lee – Biograffitti (2007)
Este documentário sobre a Rita Lee é dividido em três partes: Ovelha Negra, que mostra os primórdios da cantora, como sua infância, família e seu começo de carreira, Baila Comigo, que aborda sobre suas músicas e sua afinidade com seus fãs, e Cor de Rosa Choque, que aborda sobre as músicas de Rita ligadas ao universo feminino. A trilogia está disponível em DVD na Amazon.
Maysa – Quando Fala o Coração – O Filme (2009)
A adaptação da minissérie para o canal aberto da Rede Globo conta a história da cantora Maysa (Larissa Maciel), que se consagrou no cenário da Bossa Nova entre os anos 50 e 60. Sua carreira, rebeldia e quebra de tabus são relatados neste filme que está no catálogo da Globoplay.
Dercy de Verdade – O Filme (2012)
Assim como o filme da Maysa, esse sobre a vida longa de Dercy Gonçalves também veio de uma minissérie para a Globo, que, por sua vez, foi baseada no livro autobiográfico Dercy de Cabo a Rabo. Com Heloísa Perissé e Fafy Siqueira interpretando a diva em duas fases, a produção que está na Globoplay mostra os momentos difíceis e os bem humorados da comediante.
My Name is Now, Elza Soares (2014)
Este documentário mostra a saga de Elza Soares, apresentando entrevistas e depoimentos de familiares, amigos e até mesmo da própria cantora. A produção está disponível no catálogo da VivoPlay.
Cássia Eller (2015)
O documentário conta a história da cantora Cássia Eller, desde sua ascensão nos anos 90 até sua morte precoce de infarto, que chocou o país, em 2001. Assim como toda produção do gênero, ele mostra entrevistas com amigos e familiares da cantora, além de jornalistas e críticos musicais. A produção está disponível no catálogo do TelecinePlay.
Elis (2016)
O filme biográfico conta a história da cantora Elis Regina (Andreia Horta), desde o início da carreira aos 18 anos, passando pelo seu sucesso internacional até o momento de sua morte por overdose em 1982. O filme, que estreou no cinema, está disponível tanto no Globoplay como no TelecinePlay.
Beth Carvalho (2020)
Um ano depois que Beth Carvalho morreu, o canal pago BIS exibiu um documentário exclusivo sobre a sambista, que se consagrou nos anos 70. Atualmente disponível no BIS Play, a produção mescla depoimentos da própria cantora com de convidados, como Martinho da Vila, Roberto Menescau e Arlindo Cruz, além de traçar o início de sua trajetória.
Hebe – Especial (2020)
Depois que a Globosat produziu uma minissérie sobre a Hebe Camargo com a atriz Andrea Beltrão, e em seguida a adaptou para filme para o Globoplay, a Band, comemorando os 70 anos de televisão brasileira, produziu e exibiu um documentário homenageando o período pouco conhecido em que a apresentadora trabalhava na emissora, entre os anos de 1979 e 1985.
A produção reúne trechos e memórias dos antigos programas dela e conta com a apresentação de Ronnie Von. Enquanto não há complicações com direitos autorais, o documentário está disponível gratuitamente, na íntegra e com excelente imagem no YouTube.
Bora maratonar neste feriado? Bom divertimento!