Home > Destaque > 90 anos de Elza Soares é celebrado pelo Spotify com playlists especiais e lançamentos inéditos

90 anos de Elza Soares é celebrado pelo Spotify com playlists especiais e lançamentos inéditos

24 de junho de 2020, por Leila Benedetti
Música
Elza Soares

Uma das maiores divas da MPB, Elza Soares, que recentemente ganhou um musical, completa 90 anos e continua mais viva e ativa na música do que nunca. Portanto, para comemorar, o Spotify preparou três playlists temáticas da cantora com seus hits dos anos 60 até os mais atuais. Além das músicas, cada playlist vem com pequenas mensagens em áudio da própria Elza explicando a seleção e suas inspirações quando gravou suas canções.

Continuando a comemoração, dia 26 a plataforma também disponibilizará singles inéditos e álbuns digitalizados, começando pela nova versão da música Juízo Final, de Nelson Cavaquinho. “Como estamos atravessando esse período drástico no Brasil e no mundo, eu quis gravar essa música, que fala do momento em que o bem vence o mal, uma música clara, além de muito bonita. Fizemos um arranjo rock’n roll, gostei muito do resultado”, conta Elza.

Elza e Garrincha
(Elza Soares na época em que era casada com o jogador Garrincha no anos 60 | Foto: Agência O Globo)

Para o mês de julho, haverá relançamentos de álbuns antigos que nunca chegaram para o meio digital antes, como o disco Senhora da Terra, originalmente lançado em 1979, e o compacto Hoje Tem Marmelada/Põe Pimenta, do mesmo ano, além do lançamento da recente música Negão Negra com a participação de Flavio Renegado.

“Estamos vivendo em tempos sombrios. A gente continua vendo negros sendo mortos. Uma coisa horrível e eu tenho necessidade em gritar! Aliás, eu tenho gritado sempre, e essa música é mais um grito meu”, explica Elza.

Elza Soares

O aniversário de Elza Soares é comemorado em duas datas, dia 22 de julho, seu nascimento, e 23 de junho, sua emancipação. Todos sabem a sua idade, mas Elza diz que esconde mesmo assim, “Em junho faço mais uma primavera, mas não conto quantos anos tenho. […] Estou vivendo os melhores dias da minha vida. Nunca parei para ver quantos anos eu tenho, não vai ser agora, né? E por favor, nem se preocupe com isso”.

Passando pela pobreza, o preconceito racial e de classe, além de dois casamentos abusivos (sendo o primeiro arranjado pelo pai aos onze anos de idade com um homem muito mais velho), Elza Soares, ao vencer na vida como cantora, se tornou um grande ícone na causa negra e feminista. Desde que começou sua carreira em 1950, a cantora compõe letras que retratam suas dores e de mais tantas outras pessoas que passam pelos mesmos problemas.

Confira as três playlists preparadas pelo Spotify em homenagem a Elza Soares:

Elza Soares: Protesto

Elza Soares: Amor

Elza Soares: Samba

Matérias Relacionadas
Demo 1: Marcos Vendramini
Demo 1: Marcos Vendramini lança EP solo com pitadas de classic e indie rock
Loser: Ciça Moreira e Edu K
Loser: Ciça Moreira e Edu K firmam parceria para lançar single via selo Maxilar
Tem Gente: João Suplicy
Tem Gente: João Suplicy lança clipe animado com nomes icônicos do samba
Elza, Cazuza e 1985: Rock in Rio 2022
Elza, Cazuza e 1985: Rock in Rio 2022 também terá homenagens além de shows

Deixe um comentário