Sobreposições, estampas misturadas, vários acessórios, cabelo com volume extra e colorido de várias cores. Elementos essenciais para um visual autêntico dos anos de 1980.
No Brasil, o new wave – nova onda em uma tradução literal – contribuiu para a ascensão do rock nacional, que estava dando os seus primeiros passos. As bandas populares da época eram Titãs, Ultraje a Rigor, Paralamas do Sucesso entre outras.
Marcados pela sua extravagância, foi uma década que trouxe algumas novidades no vestuário feminino, deixando as silhuetas andrógenas, incorporando elementos masculinos na composição do look, e a popularização das ombreiras.
O new wave englobava uma onda mais alegre, divertida e colorida, influenciada pelas músicas que eram populares na época, também chamadas de new wave. Foi o movimento dos estilos que emergiram na década de 1980. O uso do teclado, de sintetizadores e da batida eletrônica característica da época, configuraram como um ritmo frenético, tanto na música como no universo fashion.
A irreverência no visual é querida por muitos que foram jovens na época, os quais sempre usavam cabelos mullet – coloridos e super volumosos – calças de cintura alta, top cropped . A evolução do visual de uma década na qual usar todas as estampas era tendência, e a moda fitness começava a cair no gosto popular. E então por que não usar um tênis de academia, um blazer colorido, calça jeans justa e de cintura alta, cabelos cacheados (efeito da permanente), e ir trabalhar?
A moda era fácil, com muito brilho, gel e cores. As queridinhas eram as cantoras Madonna e Cyndi Lauper, sempre imitadas e amadas por todos. Michael Jackson também arrastava multidões nos seus shows, onde o seu reinado do pop começava com Thriller nas paradas de sucesso, e dançando Moonwalker, que combinava com a nova expressão no meio musical.
No cenário brasileiro, o gênero fez muito sucesso, pois foi difundido pela televisão. Muitas dessas músicas “verdes e amarelas” fizeram parte da trilha sonora das novelas da época, contribuindo para a comercialização da música e da moda para o público que assistia.
É quase impossível separar a música da moda dos anos 1980. Era a hora de expressar-se através de tudo o que se tinha ao alcance na época. Em meio a Guerra Fria, era tempo de se ter esperança e acreditar que poderia haver alguma mudança. Era o tempo de manifestar alegria e cores.