Home > Design > Veja fotos raras da pintora mexicana Frida Kahlo

Veja fotos raras da pintora mexicana Frida Kahlo

7 de julho de 2015, por Daise Alves
Design
Frida Kahlo

Se Frida Kahlo estivesse viva, nesta segunda-feira (6) ela completaria 108 anos. Nascida em 6 de julho de 1907 em Coyoacán, no México, Frida é a mais importante pintora mexicana do século 20.

É possível dizer que a artista teve uma vida dolorida, desde pequena sofreu de algumas doenças, iniciando com uma poliomelite aos 6 anos que a deixou com uma das pernas atrofiada. Esse acontecimento fez com que ela começasse a usar calças longas e exóticas saias, elementos que se tornaram uma de suas marcas registradas.

Além desse fato, aos 18 anos, sofreu um grande acidente. Esse, talvez, seja um dos motivos para que buscasse superar seus grandes desafios. Mas, o grande acidente de sua vida foi casar-se com Diego Rivera, aos 22 anos, o qual obteve um relacionamento tumultuado, já que ambos tinham personalidades fortes e relacionamentos extra conjugais.

A artista era uma mulher provocante e de beleza exótica, realçada pelos seus penteados e sua sobrancelha que se parecia com um pássaro negro. Em sua arte, reflete seu íntimo com imagens de sofrimento, destruição, perda e mutilação. Apesar dos fragmentos de sua vida, sempre se mostrou resistente ao caos do seu interior.

Frida era uma mulher introspectiva e descobriu na pintura uma forma de retratar os seus próprios sentimentos, com um olhar profundo, principalmente em relação ao seu corpo. A auto-observação era o tema de suas pinturas, uma forma de reconhecer-se a si mesma.

Para homenagear essa grande artista em seu aniversário, o Universo Retrô selecionou fotos raras da vida de Frida, retratadas pela fotógrafa alemã Gisele Freund que participou do dia a dia da pintora, captando momentos íntimos dela e da cultura mexicana.

Freund guardou diversas dessas imagens e as mais de 100 fotografias fazem parte do livro Frida Kahlo: The Gisele Freund Photographs, lançado em março desse ano. Confira:

Frida Kahlo

Foto: Gisele Freund

Frida Kahlo

Foto: Gisele Freund

Frida Kahlo

Foto: Gisele Freund

Frida Kahlo

Foto: Gisele Freund

Frida Kahlo

Foto: Gisele Freund

Frida Kahlo

Foto: Gisele Freund

Frida Kahlo

Foto: Gisele Freund

Frida Kahlo

Foto: Gisele Freund

Ao mesmo tempo em que Frida possuía esse ar dominante e fascinante, era uma mulher frágil, e essa dualidade tem conquistado muitos fridomaníacos no mundo contemporâneo.

Ela era uma mulher politizada, intelectual e conseguiu eternizar a si mesma, fugindo do convencional e retratando sua própria excentricidade.

Matérias Relacionadas
Depilação
Depilação: a história racista por trás da cultura de remover os pelos do corpo
Tia Beth
Tia Beth: romance tem fatos históricos do séc. XX como cenário e muitas reviravoltas
A evolução dos apartamentos
A evolução dos apartamentos ao longo das décadas pelo Brasil
Mulheres dos anos 30
Mulheres dos anos 30: 10 nomes que marcaram a década

2 Responses

Deixe um comentário