De 10 a 31 de agosto, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, o Anexo da Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela organização social POIESIS, realiza o quarto módulo do Curso de História do Cinema. Nessa etapa serão estudados os principais filmes e cineastas do período do cinema expressionista alemão durante a República de Weimar (1919-1933). Também haverá a exibição de trechos de algumas obras para complementar a análise deste estilo.
A produção cinematográfica alemã das décadas de 1910 e 1920 foi uma das principais correntes de inovação técnica e estética para o nascimento da linguagem cinematográfica. O movimento expressionista, mais conhecido nas telas pelas obras de Friedrich Murnau, Fritz Lang e Robert Wiene, surge principalmente no pós-guerra (1914-1918), ao mesclar um cenário desolador com a literatura fantástica. Além disso, os expressionistas não tinham como objetivo representar a realidade de forma concreta. E foi através do cinema que exibiram emoções e reações intensas, de modo que as cenas e os artistas fossem “expressadas” pela distorção, pelo exagero e por imagens do simbolismo.
As aulas serão ministradas por Rafael Morato Zanatto, mestre e doutor em História e Sociedade pela UNESP – FCL Assis (FAPESP), com pesquisa sobre a crítica de cinema da França, da Alemanha, do Brasil e do cinema da República de Weimar (1919-1933).
Não é preciso ter feito os módulos anteriores para participar desta etapa. A inscrição deve ser feita pelo site www.casaguilhermedealmeida.org.br, onde há mais informações. O valor do módulo é de R$ 50.
Casa Guilherme de Almeida (Anexo)
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673 -1883