Se você pretende visitar a Suécia, não deixe de incluir em seu roteiro a cidade de Enviken, pois o local promete uma “viagem no tempo”. Todos os seus aproximados 1500 habitantes adotaram a moda, a estética e os costumes dos anos 50, desde os mais velhos até os mais jovens, há mais de vinte anos.
A ideia da Enviken inteira adotar o estilo surgiu nos anos 80 com o sucesso da banda rockabilly Ryno Rockers. Hoje a cidade está em sua segunda geração de cinquentistas e uma das bandas mais influentes na cidade é Little Andrew and The Rhythm Brothers. Composta por quatro adolescentes, o grupo faz apologia ao romantismo, bem como à inocência em suas músicas gravadas de forma analógica.

Aliás, a cidade tem a sua própria gravadora, a Enviken Records. Fundada em 1997 por Patrik Staffansone, esta é especializada apenas em gravar músicas do gênero rockabilly. “Desde o início eu tenho mandado nossas gravações para emissoras de rádio e tevê na Suécia. Hoje em dia há várias músicas de Enviken tocando”, conta Staffanson em sua página oficial.

Adalgisa Duque Svensson é brasileira e mora em Edsbyn, cidade da Suécia que fica aproximadamente 80km de Enviken, e confirma que essa cidade é realmente incrível:
“É uma cidadezinha pequena e em todos os jardins você pode ver um carro antigo estacionado. Tem um cafe second hand bem bacana. Moro bem perto de Enviken e, portanto, já fui lá inúmeras vezes!”, afirma a brasileira.
“Além disso, tem outra cidade, Rättvik bem perto daqui, onde acontecem os festivais vintage e o desfile de carros antigos vindos de colecionadores de todas as partes da Suécia. Tem festas, bandas, mercados vintage. Muito bom também.
Além disso, Estocolmo também tem uma cena vintage fantástica. Agora na primavera e verão todos tiram seus carros, trailers, assim como suas motos antigas e saem por ai. Parece que estamos nas décadas de 40, 50 ou 60. São muitos carros antigos e o vintage aqui tem um espaço enorme.”, completa.
Confira as fotos da cidade e de seus moradores:


