O cinema neorrealista italiano contribuiu para o surgimento do cinema moderno em diversos países, inclusive o Brasil – onde influenciou o surgimento do movimento Cinema Novo. Esse período, que vai dos anos de 1930 a 1950, foi caracterizado pelo uso de elementos da realidade, cenários em locais destruídos pela guerra e atores amadores, recrutados entre a população. Seu foco era voltado para o cotidiano da sociedade. Em especial, o sofrimento dos italianos por causa do conflito armado.
Para compreender o nascimento, a expansão, o declínio e a importância do “fenômeno neorrealista”, a casa Guilherme de Almeida realizará, na Sala Cinematógrafos do seu Anexo, a partir do dia 19, o curso “História do cinema: o neorrealismo visto de perto”, quarto ciclo de um curso de formação que está sendo oferecido ao longo do ano. Mas os interessados não precisam ter participado dos anteriores para se inscrever. O curso será realizado durante as quartas-feiras, a partir das 19h, e será ministrado por Euclides Santos Mendes, que é pesquisador, jornalista, professor e doutor em Cinema pela Unicamp, além de mestre em Cinema pela Universidade de Florença (Itália) e mestre em Jornalismo pela USP.
O museu Casa Guilherme de Almeida pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é gerenciado pela organização social Poiesis. Para participar é necessário fazer inscrição pelo site do museu e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 50,00.
Serviço
Data: 19 e 26 de outubro; 9 e 16 de novembro, às 19h
Local: Sala Cinematographos – Anexo Casa Guilherme de Almeida
End.: Rua Cardoso de Almeida, 1943.
Tel.: 3673-1883 | 3803-8525