Semana passada recebi uma mensagem inusitada na página de minha banda Asteroides Trio. Tratava-se de um rocker japonês chamado Koichiro Sakamoto que estava interessado em obter material de bandas brasileiras. Koichiro é Dj de rockabilly no Japão e também membro da banda de neorockabilly Black Cats, que tocou recentemente em um festival no Japão com a legendária banda Restless.
Confiram abaixo a entrevista que fiz com o Koichiro, falando sobre a cena rockabilly no Japão, com exclusividade para o Universo Retrô:
Universo Retrô – Olá Koichiro! Fale um pouco sobre sua banda.
Koichiro Sakamoto – A banda se chama Black Cats e é composta por membros das cidades de Fukushima, Tochigi, Saitama, Ibaraki e Gunma no Japão. Os membros são: Kou e Naoki (vocal), Masa e Katsu (guitarra), Yuji (bateria) e Masato (baixo acústico).
Universo Retrô – Quais são suas principais influências?
Koichiro Sakamoto – Com certeza temos bastante influência da música dos anos 50. Mas também somos extremamente influenciados pela moda e agressividade do neorockabilly dos anos 80. Todos os membros da banda estão na cena desde a década de 80.
Universo Retrô – Como é a cena de rockabilly no Japão atualmente?
Koichiro Sakamoto – De dez anos para cá, a cena rockabilly tem crescido gradualmente e animando muitas pessoas no Japão. De dois a três eventos rockabilly são realizados todos os meses em vários lugares. Eu acho que o número de simpatizantes também está aumentando com isso.
Universo Retrô – Fale um pouco sobre as bandas atuais no Japão.
Koichiro Sakamoto – Há muita gente fazendo coisas legais atualmente. No entanto, também há muitas bandas acabando ou pausando suas atividades.
Universo Retrô – Fale alguns nomes de bandas clássicas de rockabilly japonesas.
Koichiro Sakamoto – Podemos citar Magic, Blue Angel, Side One, Teardrop, Cutter Knife, e muitas outras.
Universo Retrô – Como foi tocar com a banda Restless na última semana? Conte um pouco sobre essa experiência.
Koichiro Sakamoto – Foi uma grande honra estar no mesmo palco de uma das maiores bandas de rockabilly no mundo. Eles tocam sem ter mudado o estilo por 30 anos e isso é maravilhoso!
Universo Retrô – Você conhece bandas brasileiras de rockabilly? Estou enviando a coletânea de rockabilly do Universo Retrô, espero que goste.
Koichiro Sakamoto – Eu sou DJ e ouço música de bandas de vários países. Mas, aqui no Japão, é um pouco difícil de se conseguir material.
Universo Retrô – Mande uma mensagem para os rockers do Brasil.
Koichiro Sakamoto – Olá para todos irmãos do rockabilly no Brasil! Eu sei, que há muitos japoneses no Brasil, assim como muitos brasileiros no Japão também. Os dois países são conectados há muito tempo, apesar da distância. Fazemos parte desta pequena cena chamada rockabilly e vamos continuar persitindo para que ela não seja extinta. Abraços!