Home > Destaque > Maria Antonieta, a expressividade da ex-Rainha da França através da moda

Maria Antonieta, a expressividade da ex-Rainha da França através da moda

14 de dezembro de 2016, por Priscilla Gomez
Moda

Maria Antonieta era uma mulher destemida e à frente de seu tempo, que usava a moda para expressar suas opiniões e pensamentos. Em dois filmes inspirados em sua trajetória, Maria Antonieta (2006) – com Kirsten Dunst – e Adeus Minha Rainha (2013) – com Diane Kruger – é possível conferir um pouco da história da rainha da França, que teve seu reinado entre 1774 e 1791.

Filmes recheados de referências de moda, com figurinos deslumbrantes, que encantam facilmente os amantes do mundo fashion. Na época de Maria Antonieta, reinava o estilo conhecido como Rococó, onde as mulheres usavam vestidos exuberantes, com armações que os mantinha volumosos, ricos em rendas e babados e sempre enfeitados com fitas ou estampas de flores.

Cena de Adeus Minha Rainha (Foto: Reprodução)

Cena de Adeus Minha Rainha (Foto: Reprodução)

Ainda, não poderia faltar um corset na composição do look, pois era uma peça fundamental da época. Os penteados eram enormes e como acessórios utilizavam-se chapéus, leques e luvas. A moda masculina era sempre bastante decorada, com coletes, calças até os joelhos e meias brancas.

No entanto, houve uma época em que a Rainha da França abandonou a indumentária luxuosa e chegou a usar um vestido simples, confeccionado inteiramente em algodão, acompanhado de um chapéu de palha. Futuramente, quando o rei foi condenado à guilhotina, a rainha passou a vestir-se apenas de preto, como sinal de luto profundo e uma forma de protesto.

Cena de Maria Antonieta, com Kirsten Dunst (Foto: Reprodução)

Cena de Maria Antonieta, com Kirsten Dunst (Foto: Reprodução)

Ao ser condenada à guilhotina, a Rainha da França vestiu-se de branco. Em outra forma de protesto, a cor retratava a consciência tranquila e inocência, buscando demonstrar firmeza e coragem como o Rei o fez.

Para Maria Antonieta, a moda não se resumiu apenas em roupas luxuosas e tendências da época, e, sim, numa forma de comunicação, um meio de expressar sensações, sentimentos, indignações e, principalmente, protestar contra o que ela julgava errado.

Pintura sobre a morte da Rainha da França (Imagem: Reprodução)

Pintura sobre a morte da Rainha da França (Imagem: Reprodução)

Matérias Relacionadas
Jane Birkin
A polêmica Jane Birkin: uma das it girls da badalada Swinging Sixties
Yé Yé Francês
Yé Yé Francês: 10 nomes da “Jovem Guarda francesa” para ampliar a playlist
Halloween na Europa
Halloween na Europa: 9 castelos assombrados e seus fantasmas para visitar (se tiver coragem)
A moda mortal da Era Vitoriana
A moda mortal da Era Vitoriana: 4 peças e acessórios da época extremamente tóxicos para o ser humano

Deixe um comentário