Home > Destaque > Conheça 7 Bares Tiki pelo mundo e apaixone-se pela cultura vintage inspirada na Polinésia

Conheça 7 Bares Tiki pelo mundo e apaixone-se pela cultura vintage inspirada na Polinésia

25 de janeiro de 2017, por Mirella Fonzar
Lifestyle

Apesar de ainda não ser muito popular no Brasil, em muitos lugares do mundo é possível degustar um bom drink nos famosos “Tiki Bar” – estabelecimentos inspirados no que seriam as tradições da Polinésia dos anos 40, 50 e 60, ou seja, na cultura Tiki.

Além dos coquetéis exóticos, geralmente à base de rum e bebidas mistas, como o tradicional Mai Tai e o Zombie Cocktail, é possível encontrar decoração típica com esculturas e máscaras Tiki, tochas, móveis de bambu, plantas tropicais, bonecas Hula, colares de flor, entre outros adereços inspirados nesta região do Pacífico Sul.

Vintage Tiki Bar (Foto: Reprodução)

Vintage Tiki Bar (Foto: Reprodução)

A expressão Tiki surgiu na década de 1940, quando os soldados americanos desembarcaram em Pearl Harbor, uma base naval dos Estados Unidos no Pacífico, na ilha de O’ahu, Havaí, e se depararam com uma cultura exótica e completamente diferente do que estavam acostumados.

Então, quando voltaram à América resolveram recriar aquilo que seria a cultura tiki para eles, considerando, assim, a Polinésia como o sonho de paraíso, disseminando esse lifestyle na Califórnia e em outras regiões litorâneas dos Estados Unidos, e mais pra frente ao redor do mundo, junto com a cultura vintage.

Gostou? Confira abaixo esses 7 paraísos perdidos ao redor do mundo e escolha seu Tiki Bar favorito!

Dirty Dick – Paris

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Com atmosfera retrô, o Dirty Dick tem tudo o que um Tiki Bar tradicional pede: totens polinésios, plantas, mobília de bambu, luzes coloridas, ornamentos com cabeças de bichos em pelúcia e muito rum. Ao todo são mais de 50 tipos da bebida e diversos rótulos de cervejas de vários lugares do mundo. Além dos típicos drinks polinésios, os sabores do cardápio importam referências do México, Brasil e Flórida. Os coquetéis são servidos em conchas gigantes, que podem ser compartilhados, e vulcões em miniatura. Destaque para a trilha sonoro do canto dos pássaros no banheiro. Endereço: 10 Rue Frochot, Paris – França.

Tiki Bar – Cidade do México

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Tiki Bar dispõe de uma das cartas de drinks mais interessantes da  , com direito ao tradicional Mai Thai (rum, suco de abacaxi, limão e xarope de amêndoas). No entanto, apesar do nome, dos coquetéis polinésios e da decoração com bambus, o bar traz o conceito Tiki de uma forma mais sofisticada e minimalista. Espaços à meia-luz com sofás vermelhos, cortinas de contas e vasos de cerâmica ajudam a compor os ambientes do bar mexicano. Trilha sonora bastante variada, com pop e rock ‘n roll. Endereço: Querétaro 227, Col. Roma Norte, Cidade do México – México.

The Rum Line – Miami

Foto: Divulgação

Foto: Reprodução

Se você está em busca de   com um ar retrô, mas não dispensa as referências latinas da região, pode incluir o Rum Line no roteiro. Localizado no St. Moritz Tower, em Miami Beach, este bar ao ar livre é inspirado na Cuba dos anos 1940, somado aos ingredientes que um verdadeiro Tiki Bar pede, incluindo tochas, luzes, móveis de bambu, palmeiras e drinks temáticos. Destaque para o incrível cardápio com as deliciosas ostras e lagostas. Endereço: 1601 Collins Ave, Miami Beach, Flórida – EUA.

Tiki Bar – Santos

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Apesar do clima propício do Brasil para bares Tiki, essa ideia de empreendimento ainda é algo bastante novo por aqui. Um dos representantes é o recém inaugurado Tiki Bar de Santos. O cardápio da casa conta com diferentes tipos de porções, como temakis, açaí, ceviches, além dos típicos pratos havaianos com frutos do mar. Seguindo a tradição, os drinks são servidos em Tiki Mugs. Destaque para o Vulcano, com abacaxi, rum, frutas vermelhas e hibisco, que pode ser dividido em grupo. Endereço: Avenida Doutor Epitácio Pessoa, 124, Embaré – Santos – São Paulo.

The Shoreditch – Londres

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

The Shoreditch é um local diferente de qualquer outro Tiki Bar londrino. Com decoração que mistura tropical kitschy e disco music, o bar é cheio de detalhes vintage, como flamingos, quadros retrô e espelhos em estilo saloon. No cardápio, um menu com porções de batata, hambúrgueres e pizzas. Destaque para o The Shoreditch Mojito, drink da casa servido em uma Tiki Mug, e a Coconut Caipirinha, versão do clássico brasileiro servido em um coco seco. Endereço: 145 Shoreditch High St, Londres – Reino Unido.

Otto’s Shrunken Head – Nova York

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A ideia dos fundadores do Otto’s Shrunken Head era levar a Nova York um pouco da atmosfera do Pacífico Sul, afinal, Manhattan, é uma ilha. Então, fizeram sua própria interpretação de Tiki Bar, misturando a decoração tiki tradicional com uma programação variada de música ao vivo e DJs, transformando o local em um ponto de encontro também para se ouvir boa música, como Lounge/Exotica, Rockabilly, Punk, Country, Garage e Surf Music. No cardápio, drinks clássicos de praia como Piña Colada e Margaritas. Endereço: 538 East 14th St. – Nova York – NY.

Tahiti Cocktail Bar – Barcelona

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Com inspiração nos anos 40 e 50, este local descontraído oferece drinks típicos de um bar Tiki, por um preço bastante razoável. Pequeno e aconchegante, o bar conta com mesas em estilo diner americano, uma jukebox, bonecas Hula e quadros retrô na decoração. O menu de bebidas é bem variado e vai de clássicos como o Mai Tai a criações próprias, como Tahiti Breeze, que mistura gin, vodka, laranja e um ingrediente secreto com aroma de flor de sabugueiro. Endereço: Joaquin Costa 29, Barcelona, Catalunha – Espanha.

Matérias Relacionadas
Renner Alto Verão
Renner traz coleção Alto Verão inspirada no clima tropical dos anos 60
Decoração Tiki
Dicas para ambientar sua casa com uma decoração tiki
Universo Retrô dará boas-vindas ao verão com Pool Party Retrô na Casa IdeaFixa
Camisa Tropical
Homens também podem aderir a estampas tropicais

2 Responses

Deixe um comentário