Em homenagem aos oitenta anos dos estudos de Mário de Andrade sobre as origens do samba em São Paulo, a Oficina Cultural Casa Mário de Andrade apresenta o projeto O Berço do Samba. O gênero, considerado patrimônio oral e imaterial da humanidade pela UNESCO, conta com exposição de imagens históricas e apresentações musicais até 1º de julho no local.
As atividades são gratuitas, e acontecem de terça a sábado, das 10h às 18h. A mostra O Berço do samba – Memória do samba paulista resgata a trajetória do samba em São Paulo a partir de fotos históricas da família de Inocêncio Tobias, que reorganizou o grupo carnavalesco no bairro da Barra Funda, o cordão Mocidade Camisa Verde e Branco.
Sob a sua liderança, o cordão foi cinco vezes campeão. Em 1972 tornou-se escola de samba e, dois anos depois, conquistou o primeiro título na categoria. A exposição inclui imagens de ilustres personalidades da família, como Dona Cacilda, conhecida como Tia Sinhã, Cidinha, Carlos Alberto Tobias e Magali dos Santos – embaixadora do samba de São Paulo.
No dia 26 de maio, sexta-feira, às 20h, acontecerá show musical O Berço do Samba Paulista no bairro da Barra Funda – Ala dos Compositores, que apresentará aspectos históricos do gênero e a importância do bairro Barra Funda para a formação das escolas de samba. O evento contará com a presença da velha guarda da Camisa Verde e Branco. O grupo irá cantar e tocar as composições de destaque compostas no bairro do gênero estudado por Mário de Andrade no texto “Samba Rural Paulista”.
Já no dia 30 de junho, às 20h, será a vez da apresentação musical Bernadete do Peruche, liderado pela cantora Bernadete, intérprete do carnaval paulista. Sob seu comando, integrantes da velha guarda e a ala de compositores reviverão a trajetória da Peruche, tradicional agremiação fundada na década de 1950. Entre os integrantes de destaque participaram o conhecido carnavalesco carioca Joãozinho Trinta, além de Jamelão e Eliana de Lima, na ala de compositores e intérpretes da escola.
A Casa Mário de Andrade
A Oficina Cultural Casa Mário de Andrade foi inaugurada em agosto de 1990, na Rua Lopes Chaves, bairro da Barra Funda, endereço da antiga residência do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna de 1922. A Casa abriga, além de oficinas de literatura e escrita, uma exposição permanente com objetos pessoais do modernista, além de gravações e filmes nos quais ele aparece.
SERVIÇO
Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo – SP
Exposição O Berço do samba – Memória da história do samba paulista
De 28/4 a 1/7 – Terça-feira a sábado – das 10h às 18h
Apresentação musical O Berço do Samba Paulista no bairro da Barra Funda – Ala dos Compositores
Dia 26/5, sexta, às 20h
Apresentação musical Bernadete do Peruche
Dia 30/6, terça, às 20h