Home > Design > iSphere: inspirado na era espacial, coletivo de arte cria projeto de capacete para se proteger da covid

iSphere: inspirado na era espacial, coletivo de arte cria projeto de capacete para se proteger da covid

18 de maio de 2020, por Leila Benedetti
Design
iSphere

(Nota da Redatora: Sugiro vocês lerem esta matéria ao som deste álbum aqui)

Que a pandemia do novo coronavírus despertou a nostalgia em todo o mundo, isso qualquer um sabe, mas não esperávamos que afetaria a moda de forma tão extravagante e divertida.

Um coletivo de artistas da alemanha, a Plastique Fantastique, se inspirou na era espacial dos anos 50 e 60, que é muito destacado na cultura pop, além do icônico Cone do Silêncio do Agente 86, e criou um projeto de um capacete de acrílico transparente para quem não curte muito o uso das máscaras. Batizado de iSphere, a ideia do acessório é, além de evitar a contaminação, quebrar um pouco o clima tenso neste momento de pandemia.

Os Jetsons e Agente 86

iSphere foi inspirado na era espacial dos anos 50 e 60. (Foto: Hanna Barbera e CBS)

Com material de preço acessível e fácil e rápido de montar, levando cerca de 30 minutos, o projeto foi lançado em open source, ou seja, qualquer pessoa pode tirar o iSphere do papel, seja produzindo, desenvolvendo ou fazendo melhorias. Para ajudar o público a desenvolver seus capacetes, o coletivo de arte também sugere algumas variações do acessório, como um que tenha uma válvula para entrada e saída de ar ou um outro munido de microfone e fones de ouvido, entre outras.

Tutorial do iSphere

Como fazer o seu próprio iSphere. (Foto: Plastique Fantastique)

Variações do iSphere

iSphere e suas variações. (Foto: Plastique Fantastique)

Plastique Fantastique

Personal Protective Space for Doctors

Cápsula protetora individual para profissionais da saúde é outro projeto da Plastique Fantastique. (Foto: Divulgação/Plastique Fantastique)

O coletivo de artistas foi formado na cidade de Berlim, Alemanha, no ano de 1999, e, desde o seu ano de criação até a chegada da pandemia no país no mês de abril, promovia exposições artísticas inusitadas com obras futurísticas, transparentes e infláveis.

Por conta da pandemia, o coletivo deixou suas exposições de lado temporariamente para criar soluções para ajudar no combate ao novo coronavírus tais como, além do iSphere, uma cápsula inflável multitarefa para os profissionais da saúde usarem como escritórios, se isolarem na hora de tratarem pacientes com doenças contagiosas ou até mesmo usarem como um espaço para relaxarem em suas horas de descanso.

Já pensou se a moda do iSphere pega aqui no Brasil e no mundo? Você sairia para ir às compras usando o iSphere? Deixe um comentário.

Matérias Relacionadas
#PinaDeCasa: Pinacoteca de SP promove visita virtual no estilo 360º
Castelo Rá-Tim-Bum
Elenco de Castelo Rá-Tim-Bum incentiva o isolamento social em vídeo no Twitter
The Wonders
Elenco de The Wonders se reúne em live beneficente para ajudar na luta contra a COVID-19

2 Responses

  1. Simone

    Com certeza! Sendo leves e com um bom sistema de ventilação, devem ser bem mais confortáveis que as atuais máscaras coladas ao rosto.

    1. Leila Benedetti

      Eu também usaria haha, pois além de todos esses motivos que você citou, podemos expor nossos sorrisos também, sem contar que, na minha humilde opinião, são bem estilosos.

Deixe um comentário