Home > Destaque > Mês das Noivas: história e significado da aliança de casamento

Mês das Noivas: história e significado da aliança de casamento

18 de maio de 2020, por Jane Galaxie
Lifestyle
Aliança Vintage

Maio é um mês bastante feminino. Além de ser marcado pelo Dia das Mães é também conhecido por ser o Mês das Noivas, motivo pelo qual muita gente opta por casar nesse período. Devido o isolamento social, causada pela pandemia do coronavírus, muitos casamentos tiveram que ser adiados, mas com certeza, os planos para o futuro continuam a todo vapor.

E entre todas as preocupações na hora de decidir os detalhes do casamento, está escolher quais alianças os noivos irão usar. Mas, por que nesse ritual é tão importante o uso da aliança e por que ele é tão simbólico? Se você sempre se perguntou porque casais devem usar alianças, vamos contar para você um pouco da história e significado da aliança de casamento.

Aliança de casamento

Aliança de casamentoa

O que é aliança

Aliança, no casamento, é representada por um anel, que deve ficar no dedo anelar (o dedo do anel) esquerdo, e simboliza a união entre duas pessoas com votos de amor, cumplicidade de fidelidade.

Geralmente, o anel de casamento é simbolizado por algum material metálico. A  é a mais tradicional entre os casais, pois é o material mais puro, assim como deve ser o relacionamento dos casais.

A aliança pode ser lisa, conter grafismo ou até algum detalhe de pedra preciosa, como diamante ou algo similar.

Significado da palavra aliança

Aliança, vem do latim e significa “alligare”, algo como proximidade, união, “ligar-se” a alguém. No casamento, representa o elo que o casal está se propondo a fazer naquele momento.

É através da aliança, trocada em cerimônias religiosas ou não, que o casal mostra para a sociedade que possui um compromisso com outra pessoa e não está disponível para novos “acordos”.

Embora a aliança, independente da região, represente estar conectado a alguém, ela tem significados próprio para cada cultura.

Aliança para egípcios e hindus

O anel já era usado antes de Cristo para simbolizar a união entre homem e mulher na cultura egípcia. Para os egípcios, não se sabe onde é começo ou o fim de círculo, representando assim o significado de eternidade aos qual os casais eram destinados. 

Aliança para os gregos

Anos depois, o magnetismo foi descoberto e com isso, os gregos acreditam que o dedo “anelar” possui uma veia que conectava ao coração. Usar o anel nesse dedo representava a conexão entre os apaixonados.

Aliança para os romanos

A tradição grega também foi passada para os romanos, e assim, se mantém até hoje entre os casamentos cristãos. Nesse caso, além da simbologia egípcia, entre a conexão com os corações, a aliança também ganhou outro significado para os romanos, agregando o símbolo de posse aos homens, que se tornariam donos de suas esposas.

Aliança para os chineses

Na cultura chinesa há uma teoria de que cada dedo da mão representa um membro da família. 

  • Os pais, é representa pelo polegar
  • Os irmãos, são representados pelo o indicador
  • Você, é representado pelo dedo médio
  • O companheiro (a), é representado pelo dedo anelar
  • Os filhos, são representado pelo dedo mínimo
Significado da aliança no dedo anelar na China

Significado da aliança no dedo anelar na China (Foto: Reprodução)

Ao juntar as mãos é possível separar todos os dedos, mostrando que é possível se distanciar dos pais, irmãos e até dos filhos. Já o dedo anelar é o único em que isso não é possível, aquele que você promete conexão eterna.

O símbolo da aliança

Nos tempos contemporâneos, a aliança é um símbolo importante para os casais. Mesmo que muita coisa tenha mudado, a aliança representa muito mais que apenas posse ou conexão, é também um símbolo de confiança, respeito, cumplicidade, fidelidade e laços eternos.

Matérias Relacionadas
Erasmo Carlos e Roberto Carlos
Mês das Noivas – Playlist especial com músicas da dupla retrô mais romântica do Brasil: Erasmo e Roberto

Deixe um comentário