Ao mesmo tempo em que o cinema “engatinhava” em Hollywood, Salvatore Ferragamo inaugurava sua primeira loja, a Hollywood Boot Shop, em 1923. A história dessa loja e do estilista, assim como a sua ligação com o cinema, é bem retratada na série Hollywood, da Netflix.
Ganhando reconhecimento, o estilista logo foi chamado pelos departamentos de figurinos e estrelas de cinema para cuidar dos sapatos que seriam usados não apenas nos filmes como também no cotidiano das atrizes norte-americanas. Por décadas, nomes como Greta Garbo, Rita Hayworth, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, entre muitas outras, andavam pelas ruas de Hollywood calçando as obras de Salvatore Ferragamo.
Cada calçado era personalizado, o “Sapateiro dos Sonhos” criou moldes de madeira com o formato do pé de cada celebridade. Alguns destaques de Salvatore Ferragamo para as atrizes da era de ouro de Hollywood são a sandália de Lana Turner criada em 1939, que nos anos 40 acompanhou a atriz no filme The Postman Always Ring Twice, o pump vermelho coberto de strass de Marilyn Monroe feito em 1960 e a sandália plataforma Rainbow (que parece ser dos anos 70, mas é de 1938) de Judy Garland.
As obras de Salvatore Ferragamo foram mais além da Hollywood antiga e migraram para os filmes atuais com enredos de época. Nos anos 90, Madonna usou uma sandália suede vermelha feita especialmente para ela no filme Evita (1996), enquanto que Drew Barrymore usou uma releitura do sapatinho de cristal em Ever After – A Cinderella Story (1998) e Nicole Kidman, dois modelos da marca no filme Australia em 2008.
“Eu pareço ver um paralelo entre a indústria do cinema e a minha. Bem como a indústria cinematográfica cresceu e se desenvolveu a partir da estaca zero, assim espero, que a minha tenha feito o mesmo”, conta Salvatore Ferragamo.