O estilo Streetwear não é conceito novo, mas a maneira como ela se apresenta nas passarelas e sua ampla exposição é totalmente diferente da streetwear do passado.
Sites como CultEdge tentam traçar uma linha do tempo para mostrar qual o desenvolvimento desse estilo de vida. Como esse movimento começou? Como o mercado da moda de luxo foi impactado por esse movimento?
Criado à margem da sociedade, esse movimento é um dos principais influenciadores da marca Yeezy, de Kanye West.
O que é Streetwear?
Primeiro de tudo, o que é streetwear? Streetwear é definido como um estilo de roupa casual normalmente usado por um público urbano ou de skate. A criação desse movimento geralmente é creditada a Shawn Stussy da Stüssy, uma pequena empresa de pranchas de surf que começou a imprimir camisetas com logotipos em Los Angeles na década de 1980.
As roupas de Stüssy tinham um visual vintage e começaram a ganhar seguidores em massa. Essas camisas tornaram-se sinônimo de um certo estilo de vida na Califórnia e foram posteriormente transportadas por outras boutiques especializadas e lojas de departamento.
Streetwear e os anos 90
Os anos 90 foram um grande ano para o streetwear, especialmente quando sua popularidade se espalhou pelo mundo. A marca japonesa A Bathing Ape foi fundada em 1993. Quando a influência do streetwear começou a se espalhar pela cidade de Nova York, surgiu a primeira loja da marca Supreme, em 1994, um dos marcos desse estilo.
A Supreme é creditada por ajudar a popularizar esse estilo devido ao seu cronograma de entrega. Eles não estavam apenas começando a reunir fãs no mundo do skate e do hip hop por suas roupas, mas também por uma entrega que simulava uma espécie de reunião social semanal de jovens com idéias semelhantes e muito amor pela cultura streetwear.
Streetwear no mainstream
Esses eventos ajudaram a impulsionar o estilo streetwear para o mainstream e se tornaram um ponto de fascínio para os da indústria da moda. Essa fórmula bem-sucedida de produção limitada começou a ser imitada por varejistas de luxo como a Barneys para criar urgência entre os consumidores.
Em 2017, as marcas de streetwear de ponta ajudaram a aumentar as vendas globais de bens pessoais de luxo em 5%. Esse movimento foi popularizado e usado principalmente pelos jovens.
Estilo streetwear e as celebridades
As celebridades definitivamente também entraram no movimento. Há uma tendência crescente de produtos de celebridades que se enquadram na categoria streetwear, como os produtos de Kylie Jenner. Ao vender roupas como camisetas exclusivas de design de logotipo em lojas pop-up de edição limitada, Jenner usou a fórmula clássica de streetwear para reunir longas filas e uma coleção esgotada.
Outros influenciadores e celebridades começaram a criar suas próprias grifes de streetwear de luxo. A Yeezy de Kanye West começou como uma colaboração de tênis com a Adidas, mas evoluiu para uma marca que até estreou na New York Fashion Week durante o ciclo do outono de 2015.
Não há dúvida de que a influência global e a popularidade do streetwear estão no auge de todos os tempos no momento. De modelos e magnatas andando pelas ruas de Champion, à nova linha de roupas de Justin Bieber, Drew House, às longas filas de adolescentes que esperam do lado de fora de lojas pop-up como RipnDip, esse movimento dos anos 80 não mostra sinais de desaceleração