Sabemos que o hit Macarena foi febre mundial nos anos 90, tanto que ganhou traduções em vários países. Mas uma coisa que muitos não sabem (ou nem sequer pensaram a respeito) é quem foi a tal Macarena, se ela era uma moça real ou apenas uma personagem.
Afinal, quem é a verdadeira Macarena?
O sucesso de 1996 da dupla Los Del Río, formada por Antonio Monge e Rafael Perdigones, foi inspirado na dançarina venezuelana, Diana Patricia Cubillán Herrera. A então jovem de 20 anos conheceu os músicos espanhóis em 1991 enquanto trabalhava dançando para uma festa privada no condomínio Country Club, na Venezuela.
“Quando saio no terraço da casa me deparo com uma mesa redonda pequena onde estavam Carlos Andrés Pérez e Gustavo Cisneros. Reconheci-os rapidamente: o primeiro era o presidente do país, e o outro, o famoso empresário.
Os Los del Río estavam parados. Não havia nem música, nem outros convidados. Rafael tocava o violão, Antonio cantava e dançava: sevillanas, rumbas, fandangos de Huelva, umas piadas…Assim transcorreu uma hora e meia”, relembra Diana.
Já Antonio explica como surgiu a letra da música, bem como seu título: “[…]veio uma menina lindíssima, dançarina, e quando a vi começar a rumba lhe disse: ‘Dê alegria ao seu corpo, Magdalena, que seu corpo é para lhe dar alegria e coisa boa’. […]eu tenho uma filha que se chama Esperanza Macarena e, além disso, a Virgem da Macarena uma noite me disse: ‘Magdalena nada disso, Macarena, porque com as vozes de vocês eu vou ser o nome mais popular da história’”.
Porém, a música só foi nascer oficialmente em 1992, quando a dupla se encontrou novamente com a dançarina em uma casa de flamenco. Ao ver os Los del Río se apresentando no local, Diana mandou uma mensagem pelo garçom relembrando sobre a festa privada.
A dupla a chamou para dançar no palco e, enquanto ela dançava, Antonio repetia a frase dita no encontro anterior. “Terminou o show, passo para cumprimentá-los e Antonio me diz: ‘Você viu o jaleo [gritos de entusiasmo entre os participantes do flamenco] que te fiz? Pois disso vou fazer uma canção’”, completa a dançarina.
Hoje
Com 49 anos de idade atualmente, Diana Patricia “La Macarena” segue na ativa, porém como professora e dona de sua própria escola de dança. Já o Los del Río continuam aproveitando o sucesso de Macarena, participando de versões e homenagens do hit clássico feitos por outros artistas.
O hit
Lançada originalmente em 1993 como faixa do álbum A Mí Me Gusta e em ritmo de rumba, Macarena ganhou inúmeras versões entre os anos 90 e 2000. Mas quem se tornou febre mundial foi o remix de 1996 lançado pelo Bayside Boys, com alguns trechos em inglês e a icônica coreografia.
Durante o seu auge, o hit foi tocado em vários eventos esportivos, casas noturnas, festas familiares e durante as férias de verão. Hoje o hit pode ser ouvido em festas com temática retrô e em eventos familiares mais formais, como casamentos. Relembre o clipe da versão dos Bayside Boys: