Home > Cinema & TV > Entenda as referências usadas na abertura de Verão 90

Entenda as referências usadas na abertura de Verão 90

22 de março de 2019, por Leila Benedetti
Cinema & TV
Foto Ilustrada

Não vamos negar que a abertura da novela Verão 90, é bem alegre e estilosa com todas aquelas cores vibrantes, música mais vibrante ainda e com detalhes que lembram a década de 1990. Mas já parou para se perguntar quais as referências que a Rede Globo usou na hora de criar a abertura? Se você nasceu bem antes dos anos 90, você vai reconhecer muita coisa, caso o contrário, responderemos a sua pergunta. Confira:

1 – Baywatch

Transmitida pela Rede Globo como S.O.S Malibu na década de 1990, a série relatava a rotina de uma equipe de salva-vidas que trabalhava nas praias da Califórnia. A característica mais marcante da série era as salva-vidas, uma delas interpretada por Pamela Anderson, correndo pela praia trajando um maiô vermelho com o símbolo da equipe e segurando o equipamento de resgate.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

2 – Mola Maluca

Febre entre as crianças inclusive no final da década de 1980, a mola maluca era vendida nas mais variadas cores, formas e preços em estabelecimentos que iam de barraquinhas de camelô até lojas de brinquedos instaladas em shoppings centers. Por mais incrível que pareça, esse brinquedo tinha mil e uma formas de brincar, a mais famosa era fazê-lo pular escada abaixo.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

3 – Aeróbica

Quem não se lembra da mamãe no meio sala, vestida com collant, calça legging e polainas, copiando tudo o que uma instrutora de ginástica fazia em uma gravação feita em VHS? Ou daquele programa transmitido no horário da manhã na TV Cultura, chamado Energia, em que havia uma moça dando aulas de aeróbica junto com mais três pessoas em cima de um colchonete e todos eles com os mesmos trajes da mamãe lá em cima? Pois é, essa modalidade fitness era febre nos anos 90.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

4 – Banana Boat

Como já diz o nome, é um barco com o formato de uma banana em que os passageiros passeiam montados ao invés de sentados como em um barco convencional. Garantindo a diversão dos jovens durante os dias de calor desde o final da década de 1980, o Banana Boat é puxado por um Jet Ski onde, a todo momento, tenta virar o barco para que seus passageiros caiam na água.

Propenso à acidentes fatais, hoje essa atividade possui várias regras estabelecidas pela Marinha que devem ser rigorosamente seguidas.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

5 – Nirvana

Quem é muito fã ou até conhece bem a banda Nirvana já deve ter percebido que a abertura da novela reproduziu um trecho do clipe Smells Like Teen Spirit, de 1991, não é mesmo?

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

6 – Facas Ginsu 2000

Para quem não entendeu o porquê de ter um chef asiático cortando um peixe no meio da abertura, saiba que esse trecho faz referência ao infomercial das Facas Ginsu 2000, da extinta marca Teleshop. O infomercial se tornou inesquecível para quem viveu a época porque, além de ter uma produção no estilo “baixo orçamento”, afirmava que a faca era capaz de cortar um cano de chumbo, não precisava afiar periodicamente e ainda possuía 52 anos de garantia.

Se você ainda tiver a sua faca e estiver infeliz com ela, corre reclamar que ainda dá tempo, só não garantimos que você será atendido!

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

7 – Óculos Ambervision

Sabe aquele raio na cor pink que atinge os óculos de sol da moça na abertura? Não surgiu à tôa, aquele trecho se refere ao infomercial dos Óculos Ambervision, também da Teleshop, que dizia que o óculos, além de funcionar como óculos de sol, era perfeito para dirigir à noite graças às suas lentes na cor amarela.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

8 -Tropicaliente

O mesmo trecho da abertura que faz referência ao infomercial dos Óculos Ambervision também faz referência à um trecho da abertura da novela Tropicaliente, sucesso da Rede Globo de 1994.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

9 – Roda de Fogo

Apesar de não ser da década de 1990, mas sim de 1986, a novela Roda de Fogo foi uma boa referência para um dos trechos da abertura de Verão 90 por ter sido um grande sucesso da Rede Globo, a ponto de virar um marco na televisão brasileira e ser transmitida em mais de 40 países.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

10 – Lambada

Um trecho bem destacado na abertura de Verão 90 é a de pessoas dançando lambada em um cenário tropical, que lembra muito o clipe Chorando se Foi, do grupo Kaoma. Além do ritmo em si, que era moda na primeira metade da década de 1990, ter virado referência para esse trecho, o mesmo trecho faz referência da abertura da novela Rainha da Sucata, de 1990, com a distribuição dos dançarinos em cena.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

11 – Pedra sobre Pedra

O trecho que faz referência à novela Pedra sobre Pedra é tão breve que passa despercebido, mas é muito válida para essa publicação, pois a novela de 1992 foi um sucesso na Rede Globo, chegando a ser transmitida no horário nobre em Portugal.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

12 – New Kids on the Block

Uma importante referência para a abertura de Verão 90 foi o clipe Step by Step, da banda New Kids on the Block, lançada em 1990.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

13 – Macarena

Ok ver meninas com bermudas de lycra dançando durante a abertura da novela das 19h, mas o que significa  aqueles senhores de terno dividindo um microfone? Para quem não sabe ou não reparou, tanto as dançarinas como os senhores cantando estão fazendo alusão ao clipe Macarena, da dupla Los Del Rio, em que há garotas dançando a famosa coreografia enquanto a dupla está cantando a música.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

14 – Um Maluco no Pedaço

Junto com os dançarinos de break que permanecem o tempo todo na abertura da novela, em um determinado trecho há um dançarino que faz alusão ao personagem de Will Smith na série Um Maluco no Pedaço.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

15 – Pião da Casa Própria

Um trecho que mais chamou a atenção de quem assiste à novela foi de um homem que, segundo o cheque que ele recebeu como prêmio no final da abertura, se chamava Bigode da Silva e rodava o Pião da Casa Própria. O trecho gerou repercussão, positiva aliás, porque o programa que serviu de referência para a novela era dirigido e apresentado por Silvio Santos e transmitido pela concorrente SBT.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

16 – Jet Ski

Na mesma época que o Banana Boat, o Jet Ski também foi lançado como forma de recreação aquática para os jovens, assim como há também várias regras de segurança estabelecidas pela Marinha a serem seguidas atualmente.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução/Rede Globo)

17 – Califórnia Games

Nos trechos em que apareciam pessoas jogando no fliperama mostrava o compilado de jogos chamado Califórnia Games, sucesso entre a década de 1980 e 1990. Apesar de ser mostrado rodando em um fliperama na abertura, o compilado desenvolvido pela extinta Epyx era rodado apenas em computadores e consoles de videogame domésticos.

No Califórnia Games, que no Brasil foi lançado como Jogos de Verão, era possível escolher entre jogar surf, footbag, mountain bike, arremesso de frisbee, patinação sobre rodas e skateboarding.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

18 – Cenoura e Bronze

Entre as décadas de 1990 e 2000, era moda ter a pele bronzeada com marquinhas de biquini. Além do protetor solar, o pessoal levava para a praia, clube ou viagem o bronzeador, que era nada mais que um creme corporal que ajudava a realçar o dourado da pele, consequente dos raios solares. A marca mais popular de bronzeador era Cenoura e Bronze.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução)

19 – Telefone sem fio

Foi no final da década de 1980 que o telefone fixo sem fio veio para o Brasil. O telefone, que na época era do tamanho de um tijolo, era comum apenas em lares de alto padrão, em meados da década de 1990 o aparelho foi se tornando cada vez mais acessível.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução/Rede Globo)

20 – Televisão com Videocassete acoplado

E para finalizar, no meio de vários itens referentes à década de 1990, como o console de videogame similar ao Nintendo, o patins e o skate, surge na abertura vários televisores com aparelhos de videocassete acoplado, que algumas marcas, como a Philco por exemplo, os chamavam de Dueto. Assim como o telefone sem fio, o Dueto também era símbolo de ostentação na época.

Foto Ilustrada

(Foto: Reprodução/Rede Globo)

Matérias Relacionadas
Viagem no tempo
Você sabe qual a década mais nostálgica no Brasil atualmente?
Foto Ilustrada
Estreia hoje a segunda temporada de Samantha! na Netflix
Foto Ilustrada
Boneco Chucky tem novo visual no reboot de Brinquedo Assassino
Bolo Peter Rabbit
Páscoa 2019: Peter Rabbit é nova aposta para festas temáticas

Deixe um comentário

treze − 5 =