Home > Destaque > Verão 90: Anos 90 voltam a ser tendência na moda, se inspire na novela

Verão 90: Anos 90 voltam a ser tendência na moda, se inspire na novela

18 de março de 2019, por Leila Benedetti
Moda
Foto ilustrada

Que os anos 90 nunca foram tão atuais como nos dias de hoje isso todo mundo já sabe. Desde os idos de 2014 e 2015 que a saudosa década vem influenciando a moda e os games atuais, ainda mais agora que a Rede Globo aproveitou essa onda nostálgica com a novela Verão 90, na qual a trama inteira se passa naquela época.

Para os jovens nascidos depois da década de 1990, ou até mesmo durante porém não se lembram de nada da época de tão pequenos que eram, e optaram por aderir a “nova-velha” tendência, a novela das 19h que estreou no final do mês de janeiro é uma ótima referência. De acordo com a figurinista Marília Carneiro, que trabalha na emissora desde 1973, ela colocou alguns toques de anos 70 e 80 no figurino noventista da novela, tornando-o mais colorido, alegre e retrô.

Foto Ilustrada

Novela global das 19h reforça ainda mais a volta dos anos 90 à moda. (Foto: João Cotta/ Rede Globo)

Complementando as dicas de moda vindas da novela, a consultora de moda e imagem Sophia Marins também dá seus toques. Confira:

Neon – Cores em tons fluorescentes como pink, laranja, amarelo, verde limão e azul piscina estão entrando com tudo, principalmente na moda praia. Peças para o dia a dia com essas cores combinam muito bem com jeans ou em looks monocromáticos, no caso dos vestidos. Seja acompanhado de jeans ou usando vestido, os tons em neon ficam ainda mais charmosos se estiver usando tênis branco.

Já para sair à noite, o neon é melhor usado com peças pretas e salto alto. Agora o que complica é o ambiente de trabalho que, se for mais formal, esse tipo de tom não é bem vindo.

Foto Ilustrada

Neon voltou a ser tendência neste verão de 2019. (Foto: Reprodução)

Xadrez – Muito usada entre os jovens dos anos 90, que vão dos skatistas e rockeiros grunge até as patricinhas com suas mini saias e meias três quartos, a estampa em xadrez vêm em diversas cores e formas, inclusive aquele conjuntinho de terno feminino com mini saia, bastante conhecido pelo figurino da personagem Cher (Alicia Silverstone) de As Patricinhas de Bervely Hills (1995), volta à moda com esse tipo de estampa e ainda com direito à salto alto e meia branca.

Foto Ilustrada

A estampa xadrez volta a ser tendência, inclusive os conjuntinhos no estilo da Cher de As Patricinhas de Beverly Hills. (Foto: Reprodução)

Modelagem Ampla – É uma tendência que pode ser usada tanto de dia como de noite. Durante o dia, se for acompanhado com tênis, o look ganhará um ar despojado e confortável, no ambiente de trabalho o máxi blazer é uma ótima escolha e já para sair à noite, a opção escolhida por Marins é aquelas blusas ou camisetas largas com comprimento abaixo do quadril, as chamadas “minivest”, acompanhadas de salto alto. As minivests também são ótimas para um passeio durante o dia, mas desde que sejam acompanhadas por tênis.

Foto Ilustrada

Peças com modelagens mais largas podem ser usadas tanto no dia como à noite, seja em forma de minivest ou blazers. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Pochete – Adorada por uns e odiada por outros, a peça retorna ao mercado da moda como um acessório complementar aos looks street style. Aqui no Brasil uma das marcas que mais aderiram à tendência é a Melissa, com cores em tom neon, brilhos e em vários formatos que vão do básico até em formato de beijo. Quem aderiu a tendência da pochete afirma que o acessório é muito mais prático do que carregar uma bolsa, pois é possível carregar tudo o que é de importante sem ocupar as mãos. A pochete pode ser usada tanto na cintura como na transversal.

Foto Ilustrativa

Adorada por uns e odiada por outros, a pochete é considerada um acessório muito prático por dar a possibilidade de carregar itens importantes sem ocupar as mãos. (Foto: Reprodução/Melissa)

Transparências – Já em alta desde o inverno de 2018, as peças com transparências sempre são bem vindas com jeans no dia-a-dia, para sair à noite, um body com uma saia transparente também é uma ótima escolha, porém em ambiente de trabalho não se pode usar de forma alguma. Marins alerta que é preciso dar uma equilibrada no look, caso utilize transparência em cima, não pode ser usada em baixo e vice-versa.

Foto Ilustrada

No caso das transparências, é muito importante equilibrar o look, se usar transparência na parte de cima, não poderá usar na parte de baixo e vice-versa. (Foto: Reprodução)

Camiseta e blusa regata – Também visto em As Patricinhas de Beverly Hills, a camiseta branca por debaixo de uma blusa de alças finas é uma tendência que retorna ao look street style. Usar a mesma camiseta por baixo de vestidos leves com o mesmo estilo de alça também é uma ótima investida.

Foto Ilustrativa

Camisetas voltaram a cair bem com blusinhas ou vestidos de alças finas. (Foto: Reprodução)

Choker – Aquelas gargantilhas, que hoje chamamos de chokers, já estão de volta desde 2014 nos looks street style em estilo tribal, agora voltaram mais outros estilos do acessório que vão dos mais básicos para o dia-a-dia até os mais brilhantes e elaborados para uma festa à noite. O mais legal dos chokers é que eles combinam com tudo, do despojado look camiseta com jeans ao look minimalista.

Foto Ilustrada

Chokers voltam à moda nos mais variados estilos. (Foto: Reprodução)

Matérias Relacionadas
Foto Ilustrada.
Coisa Mais Linda: figurino e cenário inspira os cinquentistas (e sessentistas) dos dias atuais
Foto Ilustrada
Entenda as referências usadas na abertura de Verão 90
Aniversário na Infância
Era melhor ter ganho meia – Os piores presentes de aniversário da infância
Criança assistindo TV
Anos 90: Cinco desenhos com aberturas inesquecíveis

Deixe um comentário

19 + catorze =