Já falamos aqui que as radionovelas viram alternativa no ramo do teatro nesta pandemia, e que os profissionais do teatro estão se virando nos trinta para pagar suas contas e, principalmente, manter a arte de pé nesse momento.
Com o Teatro Escola Mario Pérsico, de Sorocaba, não foi diferente. O grupo, que está há meses sem apresentar uma peça, adaptou Drácula, obra do século XIX de Bram Stoker, para o antigo formato sonoro.
“O cenário desenhado pela pandemia está sendo particularmente cruel para toda a atividade artística. Diante disso, para continuarmos exercendo nossas atividades artísticas, fomos obrigados a lançar mão de outras alternativas e canais para escoar a nossa veia artística. E falando em veias, nada melhor do que – Drácula. Mas, em um novo formato. Radionovela. […]”, conta Mario Pérsico, professor e proprietário do Teatro Escola.
Mario ainda conta que cada ator do elenco está recebendo os capítulos da radionovela, gravando em suas casas e enviando seus áudios para a edição. Com diversas adaptações para o cinema e teatro, Drácula ganhou versões diferentes, inclusive parodiadas, mas a de Mario Pérsico ainda é um mistério.
Com 30 capítulos, a radionovela estreia no próximo dia 15, o mesmo em que se comemora o aniversário de Sorocaba, e poderá ser ouvida na Rádio Nova Tropical FM 105.9, no site do Teatro Escola ou em seu canal do Youtube. Confira um dos teasers da adaptação de Drácula para radionovela: