Idealizado para ser um local que misture jovens e experientes colecionadores em torno da cultura, música, atitude e estilo de vida, o Casarão do Vinil, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo, está prestes a completar 1 ano de vida e neste mês destaca os 50 anos da Jovem Guarda, movimento artístico-cultural nascido em agosto de 1965 por meio do programa de TV com o mesmo nome.
O programa, apresentado por Roberto Carlos, Wanderlea e Erasmo Carlos, inspirou toda uma geração em torno da música e da moda, que via nestes e outros nomes verdadeiros ídolos de sua geração. Para relembrar da época da Jovem Guarda, o Casarão do Vinil destaca discos de seu acervo de mais de 700 mil álbuns, entre LPs e compactos, que marcaram época de alguma maneira. Confira!
Don & Ravel – Terra Boa (1969)
Gravado no começo dos anos 70, a dupla se destacou como compositores e diversos artistas famosos gravaram músicas deles, como ‘Eu te amo meu Brasil’, gravada pelos Incríveis, e ‘Você também é responsável’, para a Campanha do Mobral, criada em 1967 e que perdurou durante as décadas de 70 e 80.
Waldirene – Waldirene (1968)
Começou na Jovem Guarda conhecida como “a garota papo firme”, apelido dado por Roberto Carlos. Por ser muito bonita, se destacou nas fotonovelas, fez muitas à época.
Celly Campello – Broto Certinho (1960)
Foi convidada para participar do trio Jovem Guarda, mas não aceitou, pois iria se casar. Abandonou a carreira e voltou em 1976 com música na novela ‘Estúpido Cupido’.
Betinho e Seu Conjunto Dançante Nº1 (1961)
Pré-Jovem Guarda, fez muito sucesso em bailes e também ficou marcado por ser um dos grandes guitarristas da época.
Os Incríveis – Os Incríveis (1968)
1º LP dos Incríveis. Este LP saiu com 2 capas e a formação para o álbum era Mingo, Manito, Risonho, Netinho e Neno. Na gravação deste LP, Nene não está presente como baixista. O sucesso ‘Milionário’ teve duas versões, a 1ª neste disco e a outra já foi gravada com Nene.
The Bells – Proibido para Maiores de 18 anos (1963)
Conjunto formado na Mooca, fez sucesso com a música ‘O muro de Berlin’, composição de Roberto Carlos.
The Gordons and Black Joes – Barra Limpa 2 (1967)
Conjunto obscuro da Jovem Guarda, que não fez tanto sucesso, mas lançou alguns discos.
George Freedman – George Freedman (1967)
Cantor nascido na Alemanha, com voz forte e bonita, na época da Pré-Jovem Guarda, durante e depois. Seu maior sucesso foi ‘Coisinha estúpida’. Por ser galã, fez muitas fotonovelas ao lado de Waldirene.
Agnaldo Rayol – Agnaldo Rayol (1958)
Nunca participou da Jovem Guarda, mas também era da Record e tinha seu próprio programa, assim como a Jovem Guarda.
The Jet Blacks – The Jet Blacks (1966)
Participaram de todos os programas da Jovem Guarda, com músicas próprias e também acompanhando outros artistas do movimento.
Adilson Ramos – EP Adilson Ramos (1964)
Pré-Jovem Guarda. Foi vocalista da banda “Os Cometas”. A capa deste disco traz um Karmann-Ghia com ele em Copacabana.
SERVIÇO
Casarão do Vinil
Sede: Rua dos Trilhos, 1212 – Mooca – São Paulo SP
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h Tel.: (11) 2645 2808
Feirão 1 Milhão de LPs
Endereço: Rua do Oratório, 838 – Mooca (Ao lado do Banco do Brasil)