Home > Destaque > Tipo os Beatles: 3 alternativas “descaradas” dos fab-four que valem a pena escutar

Tipo os Beatles: 3 alternativas “descaradas” dos fab-four que valem a pena escutar

25 de novembro de 2023, por Leila Benedetti
Música
Tipo os Beatles

Não é novidade que a Beatlemania, surgida em 1964, se espalhou para mais além da Inglaterra e abriu portas para vários jovens montarem suas próprias bandas de rock com direito a terninhos e cortes de cabelo masculino estilo moptop. Vemos aos montes por aí que fazem o tipo dos Beatles, como os Herman’s Hermits, The Animals, The Yardbirds e por aí vai.

Mas alguns não apenas aderem ao estilo do famoso quarteto de Liverpool, como também escancaram a “imitação” com trocadilhos divertidos e outros detalhes bem evidentes. Tem quem os repudiem, criticando-os de “plágio”, mas tem quem leve na brincadeira e até reconheça o talento musical e comercial dessas bandas. Confira 3 delas:

As “cópias escancaradas” dos Beatles

1 – Uma versão feminina chamada The Bootles

Com o empoderamento feminino surgindo nos anos 60, os Beatles ganharam uma versão feminina chamada The Bootles. Tal qual a banda masculina, esta também contava com quatro integrantes, mas todas mulheres. A formação dos arranjos também era o mesmo – guitarra base, guitarra solo, bateria e baixo. 

Não se tem muitos detalhes sobre a banda no Google, nem os nomes das garotas e nem como elas estão hoje, a única coisa que se sabe é que elas são (ou eram) americanas e lançaram um compacto em 1964 nos EUA e Reino Unido. Por mencionar o compacto, o lado A do disco levava um single curioso chamado I’ll Let You Hold My Hand, o que seria uma resposta do hit dos Beatles, I Want To Hold Your Hand, lançado no mesmo ano.   

2 – The Brazilian Bitles (de terninhos em pleno clima quente do Rio)

Enquanto os Beatles faziam sucesso mundialmente, os Brazilian Bitles também faziam por aqui e, inclusive, eram associados ao movimento da Jovem Guarda. A identidade visual era bem parecida, até os terninhos eram iguaizinhos aos dos fab-four, a única diferença era que o “quinto brazilian bitle” ficou até o fim da banda em 1968, no vocal e nos teclados.

Formada no Rio de Janeiro de 1965, a banda tinha como integrantes Vitor Trucco (o baixista que tinha uma certa semelhança física com o Paul McCartney), Luiz Toth (bateria), Fábio Block (guitarra solo), Jorge Eduardo (voz e guitarra base) e Ely Barra (voz e teclados). De início eles tocavam covers dos Beatles, mas uma vez ou outra, dos Rolling Stones, The Who e de nomes um pouco mais antigos como Little Richard e Chuck Berry. Com o tempo eles foram lançando versões de hits gringos em português, além de músicas de autoria própria. 

3 – The American Beetles, miraram na brincadeira polêmica e acertaram no sucesso 

Na dor de cotovelo dos EUA pela invasão britânica, o produtor musical americano Bob Yorey brincou com os integrantes do grupo Ardells, que até 1963 era de doo-wop, para que aproveitassem a beatlemania, se repaginassem e se transformassem na banda The American Beetles. O que era para ser apenas uma piada acabou sendo levado a sério e, assim, surgiu a versão americana dos Beatles. 

Formada por Tom, Vic, Bill e Dave, a então nova banda fez um considerável sucesso pelos EUA. Em um certo momento, durante uma turnê pela América Latina, o grupo foi chamado para aparecer em um programa de TV argentino, cuja emissora divulgou a participação para o público como sendo dos verdadeiros Beatles. A plateia do programa ficou dividida, uns levaram na brincadeira, curtiram o som dos fakes e ficaram para assistir a apresentação, enquanto que outros se sentiram enganados e se revoltaram. 

Mas essa polêmica só fortaleceu a fama (a ponto de fazerem shows até pelo Brasil) e fez com que o rock americano se renovasse, tanto que surgiram bandas como The Five Americans, The Monkees, The Byrds, entre outros. 

E aí, sabem de mais alguma “cópia descarada” dos Beatles? Comente. 

Matérias Relacionadas
The Rutles, a paródia dos Beatles criada pelos mesmos integrantes de Monty Python
Beatles
Images of a Woman: quadro pintado pelos Beatles em 1966 foi leiloado
Keith Richards fez 80 anos
Keith Richards fez 80 anos, confira trajetória do “stone imortal”
Now and Then: música dos Beatles
Now and Then: música inédita dos Beatles gravada com IA é um arrancador de lágrimas

Deixe um comentário