Home > Destaque > Elas na guitarra: 10 bandas de garage rock dos anos 60 formadas só por garotas

Elas na guitarra: 10 bandas de garage rock dos anos 60 formadas só por garotas

12 de fevereiro de 2021, por Leila Benedetti
Música
Elas na guitarra

A década de 60 foi uma época agitada. Com as guerras, ditaduras e a beatlemania que tomavam conta dos noticiários na televisão, houve uma revolução comportamental e cultural entre os jovens, que passaram a lutar por várias causas sociais, entre elas a igualdade de gênero. As mulheres conquistaram algumas coisas naquela década, mas custou um pouco para elas serem reconhecidas na guitarra.

A indústria musical da época via as mulheres mais como uma atração visual. Normalmente os empresários colocavam uma moça no meio de uma banda formada por homens apenas pelo “rostinho bonito”. Ou então até formavam grupos femininos, mas as integrantes tinham apenas suas vozes como instrumentos e coreografavam baladas românticas com seus vestidos de gala. Poucas eram as bandas de garage rock formadas inteiramente por garotas tomboy com suas guitarras e baquetas, além de empresárias de si mesmas.

Tá mais do que na hora de dar um melhor reconhecimento a essas raridades. Portanto, listamos as 10 bandas femininas de garage rock dos anos 60

 1 – The Liverbirds

Já mencionadas aqui no site, as Liverbirds surgiram em 1963 em Liverpool, mesma cidade dos Beatles. A banda era formada por Valerie Gell (guitarra e vocal), Mary McGlory (baixo e vocal), Sylvia Saunders (bateria), Irene Green (vocal) e Sheila McGlory (guitarra). Irene e Sheila saíram da banda logo no início e deram lugar à Pamela Birch (vocal e guitarra). 

A banda fez sucesso principalmente em Hamburgo, na Alemanha, e seus maiores hits são Diddly Daddy e Peanut Butter. O grupo se desfez em 1968 depois de uma turnê pelo Japão. 

2 – Dara Puspita

Formada na Indonésia em 1964, a banda integrada por Titiek Adji Rachman (guitarra), Susy Nander (bateria), Lies Adji Rachman (guitarra) e Titiek Hamzah (baixo) sofria com o opressivo governo do presidente nacionalista Sukarno, que abominava o rock’n roll no país. Para evitar problemas maiores, o grupo se mudou para a Tailândia.

A sonoridade dessas garotas misturava o iê-iê-iê que conhecemos com ritmos tradicionais tailandeses. Entre os anos de 1965 e 1972, seu ano final, Dara Puspita lançou quatro álbuns, sendo o mais famoso o A Go Go, de 1968.  

3 – The Belles

Vinda diretamente de Miami, Flórida, a banda era formada por May Perez (guitarra), Debbie Teaver (guitarra), Marina Perez (baixo) e Pam Kent (bateria). Seu repertório era basicamente formado por versões de músicas já populares, como Sleep Walk e La Bamba, mas o destaque mesmo vai para a versão de Gloria, da banda Them, que passou a se chamar Melvin

4 – The Luv’d Ones

Inicialmente chamada de The Tremelons, a banda foi formada em 1963 pelas irmãs Char e Chris Vinnedge, que tocavam guitarra e baixo, respectivamente, Mary Gallagher (guitarra) e Faith Orem (bateria). Em 1966 elas mudaram o nome da banda para The Luv’d Ones e tiveram hits como Whole Lotta Shakin e Heartbreak Hotel. O grupo se desfez em 1968. 

 

5 – The Nursery Rhymes

A banda sueca foi formada em 1966 por Inger Jonsson (guitarra e vocal), Birgitta Nordgren (bateria), Noni Tellbrandt (guitarra e vocal), Marie Selander (vocal) e Gunilla Karlow (baixo). Apesar de ter durado apenas um ano, o grupo chegou a lançar três singles.

6 – Les Beatleettes 

A banda foi formada em 1964 em Montreal por Denise Payette (vocal), Claudette Faubert (guitarra), Claire Fugere (guitarra), Helene Duguay (baixo) e Mimi Jourdan (bateria). Depois de lançar uma versão de Ton amour a changé ma vie, da também canadense Les Classels, a banda terminou de forma trágica – Claudette e Mimi morreram em um acidente de carro. 

7 – The Continental Co-Ets

Formada no ano de 1963 em um colégio de Minnesota, a Fulda High School, a banda era composta por Nancy Hofmann (baixo), Carol Goins (guitarra), Vicki Steinman (bateria), Mary Jo Hofmann (teclado) e Carolyn Behr (guitarra). Com duas composições originais, I Don’t Love You No More e Medley of Junk, a banda se separou em 1967 depois que as integrantes saíram da escola ou se casaram. 

8 – The Ladybugs

A banda foi formada para a série de televisão Petticoat Junction e integrava as atrizes do elenco, Jeannie Riley, Pat Woodell, Linda Kaye Henning e Sheila James. Seu repertório incluía adaptações das músicas dos Beatles, como I Saw Him Standing Here e I will Be Your Ladybug If You Be My Beatle (quem encontrar essa última música pelos arredores da internet, favor postar o link nos comentários!).

9 – The Debutantes 

Esta banda foi formada em Detroit no ano de 1964 pela vocalista de 14 anos Jan McClellan, que recrutou Lynn Hawkins (guitarra) e Diane Abray (bateria) para tocar com ela. O hit mais conhecido das Debutantes é de autoria da própria adolescente, A New Love Today. O grupo se desfez em 1969 depois de uma turnê pela Ásia. 

10 – Dorothy & The Vampires

Formada em Singapura no ano de 1964, a banda era integrada por Connie Fong (guitarra), Rebecca Fong (guitarra), Gladys Ang (baixo), Cynthia Fong (bateria) e Dorothy Sin (vocal). Seus destaques são os singles Han Yu Qu e Cold Rain Song. A banda se desfez em 1969.

Entre essas acima tem muitas outras, porém poucas conhecidas hoje. Para a lista não ficar muito longa, separamos elas em forma de playlist, confira:

Sabe de mais alguma banda feminina que arrasou nos anos 60, porém não listada nem na matéria e nem na playlist? Comente.

Matérias Relacionadas
Feminismo Mod
Feminismo mod: 6 representantes femininas da subcultura que fizeram diferença
Beatles
Images of a Woman: quadro pintado pelos Beatles em 1966 foi leiloado
Ki'mbanda
Afronte: Ki’mbanda lança single celebrando o empoderamento negro
Tipo os Beatles
Tipo os Beatles: 3 alternativas “descaradas” dos fab-four que valem a pena escutar

4 Responses

Deixe um comentário