Além do som singular que esse pequeno instrumento de sopro proporciona, o tamanho da gaita muitas vezes possibilita que ela seja carregada até mesmo no próprio bolso. É ou não é incrível? Pra se ter uma noção da variedade de tamanhos, é possível encontrar desde gaitas de boca de 3,5 cm, que servem também como chaveiros, até as profissionais de mais de meio metro de comprimento!
Existem diferentes tipos de gaita, cada uma com suas qualidades: a diatônica, mais comum no blues, permite a execução de escalas maiores e menores; a cromática possibilita a realização de escalas diatônicas e cromáticas e é mais encontrada no jazz e na bossa nova; a gaita em oitava apresenta cada nota oitavada; a gaita trêmulo produz efeitos de trêmulo; a gaita de acordes, por sua vez, permite a execução de 48 acordes para cada tonalidade… E mesmo com tantas opções, parece que o que varia mesmo é a habilidade do gaitista.
Abaixo, listamos uma seleção com alguns mestres da gaita no blues e, em seguida, músicos ilustres que adaptaram o instrumento para diferentes estilos. Do rock dos Beatles ao folk de Bob Dylan, a ideia é provar que ninguém resiste a uma pitadinha “harmônica”. Vem conferir!
Big Mama Thornton, Shakey Horton, J.B. Lenoir, Doc Ross e John Lee Hooker.
Little Walter
Junior Wells
Howlin Wolf
Sonny Boy Williamson
George ‘Harmonica’ Smith
James Cotton
Charlie Musselwhite
Paul Butterfield
Peter Madcat
Gaita invadindo outros estilos musicais
Mick Jagger – The Rolling Stones
Bob Dylan
John Lennon – The Beatles