Passou a infância acreditando que seus personagens favoritos existiam apenas nos desenhos animados? Pois então senta aí que lá vem bomba!
1 – Popeye (1929)
Anos depois de Popeye ter sido criado, seu autor Elzie Segar revelou que a inspiração para criar o personagem veio de um homem que ele conheceu durante a infância. O tal homem era Frank “Rocky” Fiegel, um polonês e marinheiro aposentado que morava no mesmo bairro que o cartunista, em Illinois, EUA.
Com um problema em seu olho direito, que estava sempre meio fechado, e fumando seu cachimbo, Frank, que tinha um bom coração e uma grande amizade com as crianças de sua comunidade, vivia contando sobre suas saudosas aventuras em alto mar e como nunca perdia uma briga com sua força surreal. Verdadeiras ou não, aumentadas ou não, suas histórias também serviram de base para criar os roteiros do desenho animado.
2 – Betty Boop (1930)
Mesmo utilizando a atriz Clara Bow como modelo, a personagem criada por Max Fleischer foi originalmente feita como uma caricatura da cantora Helen Kane. Quem pensa que a conotação sexual é a única polêmica da personagem, está enganado. A caricatura não era autorizada por Helen, que processou Max por explorar sua personalidade e traços físicos, mas como o machismo era mais forte naquela época, acabou perdendo a ação.
3 – Mr.Magoo (1949)
A criação de Mr.Magoo foi um esforço colaborativo entre o roteirista Millard Kaufman e o diretor de animação John Hubley. O personagem foi baseado em duas figuras, Harry Woodruff, tio de John, que negava seus próprios problemas de visão, e o comediante W.C. Fields, que era conhecido por sua elegância e mau-humor.
4 – Bidu (1959)
Não é novidade que a maioria dos personagens do Maurício de Sousa foi inspirada em pessoas queridas que conviveram (e ainda convivem) com o cartunista, como Mônica, Magali e Marina, que foram baseadas em suas filhas. Mas como todo mundo já sabe a história dessas três, este tópico aqui é dedicado ao cãozinho Bidu.
O cãozinho do Franjinha foi inspirado em um Schnauzer de pelagem cinza chamado Cuíca, que morava na casa da avó de Maurício. Como o cartunista não podia ter um cachorro quando era criança, pois estava sempre de mudança devido ao emprego de seu pai, ele e Cuíca se tornaram melhores amigos e brincavam juntos durante as férias escolares. Quanto ao nome, Maurício decidiu escolher um mais apropriado para os quadrinhos, e assim surgiu o nome Bidu, que veio de uma gíria típica dos anos 50 e 60 que significava “esperteza”.
É óbvio que, hoje, Cuíca não está mais entre nós, mas o pai da Mônica agora é tutor de um outro Schnauzer, mas de pelagem preta, também chamado Bidu.
5 – Ariel (1989)
Assim como Mr.Magoo, Ariel também foi baseada em mais de uma pessoa da vida real. Segundo seu criador, o animador Glen Keane, sua aparência foi inspirada na de sua esposa, da atriz Alyssa Milano, que na época tinha 16 anos, e da dubladora Sherri Stoner. Ainda, os movimentos subaquáticos do cabelo da personagem foram inspirados em imagens da astronauta Sally Ride, enquanto estava em órbita.
6 – Chuckie (Rugrats) (1991)
Apesar de ser um bebê, o personagem Chuckie, de Os Rugrats, criado por Arlene Klasky, Gábor Csupó e Paul Germain, foi inspirado no vocalista da banda Devo, Mark Mothersbaugh. Agora já sabem de onde veio aquele cabelo desajeitado e aqueles óculos de armação grossa.
7 – Aladdin (1992)
Glen Keane (olha ele aí de novo!) criou o personagem Aladdin utilizando partes de ídolos e atores adolescentes, o que levou alguns críticos a afirmarem que o personagem ficou contemporâneo demais para o enredo do filme.
A maior inspiração para o personagem foi Marty McFly (Michael J. Fox), de De Volta para o Futuro, porém, percebendo que Aladdin parecia muito infantil e não era atraente o suficiente, Glen o deu umas pitadas de Tom Cruise. Já a forma de andar do personagem, com suas calças largas, foram baseadas no rapper MC Hammer.
Sabem de mais algum personagem clássico que foi inspirado em alguém da vida real? Comente.