Home > Destaque > Os Catalépticos ganha biografia que será lançada em 2022

Os Catalépticos ganha biografia que será lançada em 2022

26 de abril de 2021, por Daise Alves
Música
Os Catalépticos

Os Catalépticos, banda de psychobilly curitibana, ganha biografia que será lançada em 2022, escrita pelo jornalista Marcos Anubis, criador do portal CWB Live, que aborda o mundo da música, com coberturas de shows e entrevistas exclusivas com artistas e bandas nacionais, internacionais e locais.

O livro “Psychobilly is All Around – A História do trio curitibano Os Catalépticos”, será lançado no festival Psycho Carnival de 2022 (dependendo da situação da pandemia no Brasil) e vai retratar os 25 anos de história de uma das bandas mais importantes do Psychobilly mundial. 

Nos últimos 25 anos, o trio curitibano Os Catalépticos construiu um grande legado dentro do Psychobilly, e isso, fez com que o grupo se tornasse reconhecido e respeitado em todo o mundo. Agora, a banda vai ganhar uma biografia para retratar a história que Vlad Urban (guitarra e vocal), Gus Tomb (baixo) e Mutant Cox (bateria e vocal) protagonizaram nessas mais de duas décadas.

Para contar a história do grupo, o autor está realizando entrevistas com músicos, produtores e fãs de todo o mundo que, de alguma maneira, fazem parte da trajetória da banda. “O livro vai abordar muitas histórias que o nosso público não conhece! Falaremos das aventuras e desventuras dessa trajetória, da nossa chegada e evolução dentro da cena e sobre a nossa volta aos palcos. Tudo isso será retratado por pessoas que estiveram com a gente e viram de perto tudo isso acontecer”, diz Vlad Urban.

Gus Tomb, Mutant Cox, Marcus Anubis e Vlad Urban
(Da esquerda para direita: Gus Tomb, Mutant Cox, Marcus Anubis e Vlad Urban)

A biografia também será ilustrada com um vasto material de arquivo, incluindo fotos, cartazes e flyers de apresentações que a banda realizou em vários países. “Essa é uma oportunidade sem igual para compartilhar informações muito interessantes sobre o backstage do underground do qual nós fazemos parte. Muita coisa estranha vai sair daí!”, diz Gus Tomb.

Um legado de quase três décadas

O trio Os Catalépticos foi formado em 1996, encerrou as atividades em 2006 e voltou aos palcos em 2017. Nesse período, além de participar de diversas coletâneas, o grupo lançou os álbuns:

  • Little Bits of Insanity (CD – 1998)
  • From Beyond the Grave” (EP – 1999)
  • Zombification” (CD – 2000)
  • Psychopath Fever (EP – 2003)
  • One More Tattoo (CD – 2005)
  • Morto Ao Vivo – Ao Vivo Na Garagem Que Grava” (CD – 2005)
  • Hungry For Meat, Thirsty For Blood (EP – 2019)

O grupo é conhecido por ter rompido o tradicionalismo do Psychobilly e incorporado elementos de estilos musicais mais pesados, entre eles, o Heavy Metal, o Hardcore e o Punk. Dessa maneira, o som do trio segue a linha do Power Psychobilly.

O reconhecimento da importância dos Catalépticos ficou evidente na volta da banda, em 2017, quando eles realizaram três shows no Estados Unidos e um no México, todos como headliners. 

Já em 2019, o trio participou da Pineda Psycho Carnival – Brazilian Psychobilly Night, no festival Pineda Psycho Carnival. O evento, que é o maior do estilo em todo o mundo, acontece na cidade de Pineda de Mar, na Espanha.

Sobre o autor

O jornalista Marcos Anubis é formado em jornalismo e tem pós-graduação em “Produção e Avaliação de Conteúdos Para Mídias Digitais”, concluídos na Universidade Positivo, em Curitiba.

“Há muitos anos, o Anubis cobre a programação do Psycho Carnival e de outros eventos que nós organizamos. Além disso, ele faz parte da cena Heavy Metal e, justamente por isso, tem as ferramentas para retratar a nossa história. Afinal, nós tocamos Psychobilly, mas temos um som muito pesado, com influência de outros estilos”, diz Mutant Cox.

Anubis criou o Cwb Live em 2011 e, no site, aborda exclusivamente o mundo da música, com coberturas de shows e entrevistas exclusivas com artistas e bandas nacionais, internacionais e locais.

“O Marcos Anubis é um dos jornalistas que mais acompanham a cena underground de Curitiba e do Brasil. Ele tem muito contato com o cenário psychobilly brasileiro e, por isso, entende bem as dificuldades e os desafios que os músicos enfrentam. Assim, o Anubis consegue ter um entendimento mais próximo da realidade para mostrar quem são Os Catalépticos e como a gente chegou até aqui, não só artisticamente, mas também como indivíduos”, diz Vlad Urban.

Para o autor, essa é uma oportunidade sensacional para resgatar a história de um dos alicerces da música curitibana.

“É uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade! Os Catalépticos são conhecidos e respeitados em todo o mundo. Ter a oportunidade de contar a história da banda, que envolve conexões com cenas de vários países, é um enorme e gratificante desafio”, diz o jornalista Marcos Anubis.

Ouça Os Catalépticos no Spotify

Serviço

O que: Biografia “Psychobilly is All Around – A História do trio curitibano Os Catalépticos”.
Quando: O lançamento deve ocorrer no festival Psycho Carnival de 2022 (dependendo da situação da pandemia no Brasil).

Matérias Relacionadas
Maldição Maldita: João Gordo e Asteroides Trio
Maldição Maldita: João Gordo e Asteroides Trio fazem rituais satânicos em novo single
Psycho Carnival 2024
Feminismo, antirracismo e aproximação do Punk Rock marcam Psycho Carnival 2024; confira nossas impressões sobre o evento
Gus Tomb
Psycho Carnival acontece neste mês de fevereiro de 2023
Gus Tomb, dos Catalépticos
Gus Tomb, dos Catalépticos, morre de complicações da covid-19

Deixe um comentário