Depois de conferirmos as produções biográficas sobre divas nacionais, que tal conferirmos os documentários sobre as divas internacionais? Segue abaixo:
1- Whitney Houston – Para Sempre (2012)
A bem-sucedida, porém polêmica, carreira de Whitney Houston é retratada neste documentário disponível no Vivo Play. Assim como qualquer produção do gênero, ele é regado a depoimentos de pessoas próximas à cantora.
2- O que aconteceu, Miss Simone? (2015)
Dirigido por Liz Garbus, este documentário conta a história da cantora e ativista Nina Simone. A produção foi lançada oficialmente no final de janeiro de 2015 no Festival Sundance de Cinema, indicada ao Oscar de Melhor Documentário em 2016 e, agora, está disponível na Netflix.
3- Mavis! (2016)
O documentário dirigido por Jessica Edwards conta a história de Mavis Staples. Ele exibe entrevistas e depoimentos da própria cantora e ativista dos direitos civis, bem como de seus amigos (incluindo Bob Dylan) e familiares. Disponível no Vimeo On Demand.
4- Janis Joplin – Little Girl Blue (2016)
Este documentário (disponível na íntegra e legendado em português no YouTube) conta a trajetória de uma das mulheres que invadiu o cenário do rock, que antes era dominado por homens, Janis Joplin. A produção começa com o período em que ela vivia sua juventude em uma sociedade ultra-conservadora, passando pela luta contra seus problemas e vícios (causados pela tal sociedade em que ela cresceu) até a sua morte precoce bem no auge de sua carreira.
5- Chavela (2017)
O documentário mostra todas as vidas de Chavela Vargas, cantora mexicana que lutou pela sua liberdade e orientação sexual em plena década de 50, como aquelas felizes e cheias de amor ou aquelas mais amargas e regadas a álcool. Ele exibe entrevistas com a própria artista realizadas em épocas distintas, além de declarações atuais de amigos e trechos de gravações históricas da cantora. A produção está disponível na Amazon Prime Video.
6- Dolly Parton – Here I Am (2019)
Neste documentário, Dolly Parton faz uma emocionante viagem musical, onde ela revê pessoas e lugares que a ajudaram a moldar sua carreira no mundo da música country. A produção pode ser conferida na Netflix.
7- Framing Britney Spears – A Vida de uma Estrela (2021)
Recém exibido no canal da GNT, mais especificamente na última quarta-feira (28), o documentário produzido pelo The New York Times, em parceria com o canal FX e a plataforma Hulu, está disponível desde março no Globoplay. Lá mostra quando a cantora pop começou sua carreira, sua relação com Justin Timberlake e o pedido de tutela feito por seu pai, que fez com que ela perdesse toda a sua autonomia.
8- Amy Winehouse – 10 Years On (julho de 2021)
Ok, a lista recomenda documentários para maratonar neste fim de semana e este documentário só sairá no mês de julho, mas vale esperar para assistir em suas maratonas futuras. Como diz o título, a produção marcará os dez anos da morte de Amy Winehouse e terá a mãe da cantora, Janis Winehouse, como protagonista, compartilhando detalhes inéditos sobre a vida pessoal da filha. Ainda não foi divulgado onde o documentário produzido pela BBC estará disponível.
9- TINA (2021)
A cantora Tina Turner dá adeus a sua vida pública com o documentário lançado no último dia 21 de março. Dirigida por Dan Lindsay e T.J. Martin, a produção acompanha a trajetória de vida e carreira ao lado da própria Tina, desde a época em que sofria abusos pelo próprio marido até se tornar independente e dar a volta por cima. O documentário está disponível no HBO Max.