Home > Design > Daytona Bike Week: Harley-Davidson celebra 80ª edição com motocicleta temática

Daytona Bike Week: Harley-Davidson celebra 80ª edição com motocicleta temática

29 de junho de 2021, por Leila Benedetti
Design
Daytona Bike Week

Tradição entre os motociclistas, a Daytona Bike Week, que acontece anualmente na cidade de Daytona Beach, Flórida, chega em sua 80ª edição neste ano. Portanto, para comemorar, a Harley-Davidson, que tem um espaço importante no evento, decidiu produzir uma motocicleta temática a partir de seu modelo Road Glide Special

De design robusto, este modelo, que já tinha uma pegada vintage em sua aparência, reforçou ainda mais esse detalhe ganhando um tom vivo de azul em sua coloração, além de um logotipo retrô que homenageia a corrida de Daytona. 

Infelizmente esta edição especial não está à venda. A marca a produziu para servir de primeiro prêmio da promoção Harley-Davidson Let’s Ride Instant Win and Sweepstakes, que foi encerrada no mês de abril. Mas há outras edições da Road Glide Special disponíveis em seu site oficial

Road Glide Special
(Edição especial que celebra a 80ª edição do Daytona Bike Week a partir do modelo Road Glide Special. | Foto: Divulgação/Harley-Davidson)

A história do Daytona Bike Week e o papel importante da Harley-Davidson no evento

Em 1937, a AMA (American Motorcyclist Association) viu no campo de areia de Daytona Beach um ótimo lugar para sediar suas corridas de 200 milhas. O evento com uma semana de duração ficou conhecido como Daytona 200 e se tornou uma tradição anual entre motociclistas e os moradores da cidade litorânea. 

Com o tempo, o evento foi se expandindo, ganhando mais novas atrações além da corrida e adotando o nome de Daytona Bike Week. Ainda sendo realizada anualmente, a festa foi suspensa entre os anos de 1942 e 1946 por conta da Segunda Guerra Mundial, o que nos fez celebrarmos hoje sua 80ª edição ao invés da 85ª. Alguns entusiastas continuaram festejando durante esses anos de intervalo, mesmo sem corrida, porém com um evento não oficial. 

Daytona Bike Week
(Impresso anunciando o vencedor de uma edição dos anos 50 com a Harley-Davidson. | Foto: H-D Archives)

Mas as consequências pós-guerra não foram páreas para o evento, que foi retomado com força em 1947, batendo um recorde de 176 pilotos participantes, a ponto de alguns moradores de Daytona abrirem suas casas para hospedagem de motociclistas, já que os hotéis e áreas de acampamentos ficaram lotados. 

Com o passar das décadas, o evento foi ganhando mais popularidade e exposições de motocicletas e acessórios como atração, além de mais patrocinadores. Este ano, o evento foi realizado em março, porém tomando as medidas recomendadas para prevenir o coronavírus. 

A Harley-Davidson tem um papel importante na história do Daytona Bike Week. Além de ser a pioneira no mercado de motocicletas e transformar o motociclismo em um estilo de vida (afinal, se fosse o contrário o evento não existiria), a marca participa do evento desde o início, entrando e ganhando corridas, expondo seus produtos para os visitantes e, agora, lançando uma edição especial de um de seus modelos. 

Matérias Relacionadas
Harley-Davidson lançará bicicleta elétrica
Harley-Davidson lançará bicicleta elétrica inspirada em sua primeira moto
Harley-Davidson
The Enthusiast: Harley-Davidson relança revista clássica de motociclismo
Long Way Up
LiveWire: moto da Harley-Davidson estrela série com Ewan McGregor
Harley-Davidson
Harley Davidson: 6 vezes em que a suspensão das motocicletas evoluíram

Deixe um comentário