Renan Lourenço lançou seu primeiro álbum solo e autoral intitulado Inception. Apesar de lançado no dia 17 de maio via Alternative Music, o guitarrista de Londrina (PR) segue divulgando seu trabalho de rock/fusion instrumental.
Com 9 faixas (sendo 3 anteriormente lançadas em singles), a sonoridade do disco é bastante eclética. Ora ela apresenta um agitado heavy metal, ora um blues acompanhado de gaita, ora um ritmo mais calmo ao estilo Lounge Music e ora solos calmos de violão. Além da guitarra e da gaita, as músicas também vêm em participação dos teclados de Derek Sherinan (Sons of Apollo). Ainda, além de Derek, outro nome de peso que faz participação no disco é Edu Arduany (Sinistra), que faz dueto de guitarra com Renan.
Inception, disco de Renan Lourenço, foi produzido pelo próprio ao lado de Alexandre Bressan, da 3 em 1 Studios, que também cuidou da gravação, masterização e mixagem do projeto, com exceção de duas faixas (2 e 8), que ficou em mãos de Gustavo Iorio na High Voltage Studio, também em Londrina. Quanto à composição e arranjos das músicas, foram todos assinados por Renan. A obra instrumental pode ser conferida no streaming, bem como pode ser adquirida no bom e velho formato CD entrando em contato com o músico.
Renan Lourenço
Nascido em 1991 na cidade de Ibiporã (PR), Renan teve suas primeiras aulas de música aos 14 anos de idade com o guitarrista e professor Wander Lourenço. Em 2013, o músico entrou para a sua primeira banda, a The Hitz (atual Cometz), focada no rock/pop dos anos 80.
Com essa banda, o músico tocou em várias cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e, inclusive, do Paraguai por cinco anos, fazendo, em média, 60 shows por ano. Depois disso, em 2019, ele passou a fazer parte da banda de death metal Hellpath e, junto com ela, lançou o single Metal Zone, que, logo, ganhou um videoclipe, mas, por motivos pessoais, o guitarrista acabou deixando a banda. Hoje, e em paralelo ao seu projeto solo citado acima, ele integra a Badfripp, banda focada no rock progressivo.
Além de tocar, Renan também faz outros trabalhos, mas também envolvendo música. Desde os 18 anos, ele dá aulas de violão e guitarra e, atualmente formado em licenciatura em música pela Universidade Estadual de Londrina, é professor na Escola de Música ArtMusic e educador musical no Instituto Roberto Miranda, em um projeto musical para deficientes visuais e pessoas com necessidades especiais, além de ministrar aulas online. Ainda, ele produz e apresenta mensalmente o programa de rádio Guitar Masters na emissora online RYR (Rock You Radio).