Logo após lançarem alguns singles de amostra, a Autoramas finalmente nos traz na íntegra o novo álbum Autointitulado. O nono disco da banda chegou nas principais plataformas de streaming neste dia 27 com produção musical de Gabriel Thomaz, Alê Zastrás e Jairo Fajersztajn, assim como a capa de Gustavo Cruzeiro.
“‘Autointitulado’ é o melhor título que um disco do Autoramas poderia ter: ‘Auto+intitulado’. Como não pensamos nisso antes? Esse é um disco de sobrevivência: no tempo, no lugar e nas condições que estamos vivendo. Passamos dramaticamente pela crise, pelo Covid, nos adaptamos a tudo sem nunca parar de produzir, sempre pensando no trabalho, na música e no que o Autoramas sempre significou”, comenta Gabriel.
Seu lançamento estava previsto para 2020, mas a pandemia cancelou os planos. Mas graças ao baixista Jairo, que montou um estúdio em sua casa, batizado de Estúdio Vegetal, o álbum conseguiu sair do papel no início de 2022.
“Lá pudemos tirar o atraso e registrar as ideias. Reunimos todos os nossos equipamentos vintage e modernos pela primeira vez. E dá-lhe Eko, Farfisa, Mosrite, Ludwig, Giannini, Theremin Óptico EFX, Tremolo MG, Vibratoramas e muito mais. Depois de tudo ensaiado, chamamos o talentoso Ale Zastras – que já tinha, antes da pandemia, gravado duas músicas que estão no disco e recomeçamos. Érika estava na Chapada Diamantina se recuperando do Covid e gravou suas vozes por lá no Virgun’s Studio”, continua o guitarrista e líder da Autoramas.
Com 12 faixas, o disco reúne os singles já lançados ao longo de 2021, desde A Cara do Brasil até Nóias Normais, com faixas gravadas unicamente para o disco, como No Dope e Erupto, por exemplo. Seu lançamento foi feito pelo selo da Maxilar, com distribuição da Ditto Music aqui no Brasil e da Soundflat Records na Europa e Japão. Enquanto isso, a versão em vinil terá sua pré-venda iniciada no começo de fevereiro, fazendo parte do Clube da Vinil Brasil.