Home > Destaque > Hard Mods, a variação do Mod que deu início ao movimento Skinhead

Hard Mods, a variação do Mod que deu início ao movimento Skinhead

7 de março de 2022, por Leila Benedetti
Lifestyle
Hard Mods

Assim como qualquer outra subcultura, os Mods, naturalmente, ganharam variações, que também abriram portas para outras novas subculturas. A variação mais conhecida é a Mod Revival, mas o tópico aqui é de outra muito pouco mencionada, a dos Hard Mods

Lá pelo início dos anos 60, os Mods originais, que estavam em pleno auge, viviam em uma constante e altamente violenta rivalidade com os rockers. Suas brigas, principalmente a ocorrida em Brighton em 1964, viravam manchetes nos jornais britânicos e acabavam manchando a imagem da juventude da época no geral. Essa fama de arruaceiros acabou gerando a tal variação da subcultura lá pela segunda metade dos anos 60. 

Conflitos envolvendo Mods
(Autoridades britânicas contendo um dos conflitos entre os Mods e os Rockers. | Foto: Reprodução)

Os Hard Mods (também chamados de Gang Mods ou simplesmente Mobs) tinham um perfil mais oposto de sua subcultura raiz. Apesar de manter o estilo musical, eles eram mais violentos e não tinham tanta ênfase nas tendências da moda. Seus adeptos misturavam alguns elementos do visual Mod, como ternos e camisas Fred Perry, com elementos da classe operária, como suspensórios e botas Dr. Martens, além de ter seus cabelos raspados. 

Outro detalhe que destaca os Hard Mods era a divisão em gangues, nas quais eram chamadas de “firmas” e eram nomeadas. Haviam várias, como The Highbury Mob, The Archway, Somers Town, Elephant and Castle, Mile End, entre outras, cujo os “quartéis generais” eram, normalmente, salões de sinuca, clubes de dança e cassinos. Ainda, as localidades dessas gangues eram rigorosamente patrulhadas e com fronteiras estabelecidas. Aquele rival que tentasse invadir o território de uma determinada gangue corria o risco de levar uma surra. 

Skinheads
(Skinheads, surgidos do Hard Mod, pelas ruas da Inglaterra. | Foto: Reprodução)

Há quem diga que a confusão em Brighton foi causada pelos primeiros Hard Mods, e muitos da “subcultura-mãe” repudiavam (e até hoje repudiam, pois ainda há veteranos vivos) essa variação por dá-los a imagem de violentos e marginais. Segundo um artigo publicado na impressa fanzine Trojan Skins, em 2015, os próprios Mods descreviam os hards como “garotos infiltrados que formavam pequenas gangues e usavam da estética Mod para desencadear uma violência gratuita contra gangues de outras localidades, no caso os Rockers”.   

Com essa imagem equivocada passada aos Mods, somada à chegada da psicodelia e do movimento Hippie, muitos abandonaram a subcultura, e os Hard Mods deram espaço para a chegada de um novo grupo social, os Skinheads. Esse último surgiu em 1969, mas teve seu auge nos anos 70, e, de início, não eram baseados em questões políticas e raciais. Assim como os Mods, estes também tiveram suas imagens manchadas devido a chegada de adeptos que faziam apologia ao nazismo. 

Matérias Relacionadas
Old Scooters Day 2024
Old Scooters Day 2024 chega neste mês de setembro de casa nova em Sorocaba (SP)
50 anos de Quadrophenia
Quadrophenia: álbum de The Who e ícone entre os mods faz 50 anos em 2023
Cinema Nouvelle Vague: 10 filmes do estilo para maratonar neste fim de semana
Eventos Mod
Eventos Mod: 4 festas da subcultura para você conhecer e curtir pelo Brasil

Deixe um comentário