A cineasta Denise Zmekhol, filha de Roger Zmekhol, está fazendo um documentário sobre o Edifício Wilton Paes de Almeida, conhecido como “Prédio de Vidro”, localizado nos arredores do Largo do Paissandu, no bairro República, centro histórico de São Paulo, o prédio ficou ainda mais conhecido nos últimos anos, quando em 2018, houve um incêndio que causou seu desabamento.
O filme está em fase de finalização, passando pelos ajustes e acréscimos finais na edição. Para complementar o trabalho, a produção está em busca de fotografias do edifício tiradas nos anos 1960 e 1970 por funcionários das empresas nele firmadas, fotógrafos amadores e profissionais, transeuntes e turistas.
Registros de eventos, festas, reuniões, aniversários de funcionários, recepções e visitas. A produção busca por imagens de dentro do edifício, mas também de sua fachada e áreas externas, sejam imagens do edifício ativo, e também do edifício em construção.
Caso você tenha algo e queira compartilhar envie para embuscadopeledevidro@gmail.com.
Prédio de Vidro: Sobre o edifício Edifício Wilton Paes de Almeida
Projetado pelo arquiteto Roger Zmekhol em 1961 e inaugurado em 1968, no moderno edifício foram firmados escritórios de empresas ligadas ao político, investidor, gestor e banqueiro Sebastião Paes de Almeida.
Entre a inauguração do edifício e o final dos anos 1970, foi sede da Companhia Comercial de Vidros do Brasil (CVB); ali funcionaram também agências do Banco Nacional do Comércio de São Paulo e do Banco Mineiro do Oeste; e escritórios da Socomin e da Oleogazas. No 21° andar, um elegante restaurante funcionava.
O prédio foi tombado em 1992, e era ocupado irregularmente desde 2003.