Neste último domingo (13), o canal pago BIS nos trouxe em horário nobre o documentário The Best of Ready Steady Go. A produção da BBC de 2019, como diz seu título, compila os melhores momentos e performances do clássico programa de TV britânico dos anos 60 Ready Steady Go!
O clássico Ready Steady Go!
A atração era um programa musical que trazia um hit da Manfred Mann como tema de abertura e ia ao ar toda sexta-feira no canal aberto ITV, de Londres, entre os anos de 1963 e 1966. Ele era inovador para a época. Foi aquele que introduziu um jogo de luzes mais dramático, que até então era apenas visto em bares de jazz, e cortes de câmeras mais dinâmicos, sem contar os cenários minimalistas e uma maior espontaneidade por parte dos artistas convidados e dos apresentadores.
Ainda, misturados com os artistas que já eram conhecidos pelo público, o programa também dava espaço para nomes novos. Foi aí que surgiu a Lulu, para se ter uma ideia. Ready Steady Go! conquistou o coração dos jovens, principalmente os mods, além de ter virado inspiração para vários programas musicais da época, como o nosso Jovem Guarda.
Abertura de Ready Steady Go! seguido de uma aparição dos Beatles
O especial da BBC
Claro que um programa desse naipe mereceu uma produção em sua homenagem décadas depois. The Best of Ready Steady Go! foi classificado como um documentário, mas agradecemos e muito por não ser algo clichê, onde há mais depoimentos atuais e narrações sobre a sua história e bastidores do que trechos do programa em si.
Este título nos traz apenas as performances originais do programa quase que na íntegra, como as dos Rolling Stones, Who e os artistas da Motown. Claro que também houve Beatles, mas estes tiveram um espaço menor no doc. Se há alguma curiosidade sobre a música ou o artista apresentado, esta é mostrada discretamente por legendas.
Dusty Springfield e Martha Reeves em um especial do programa dedicado aos artistas da Motown Records.
É algo parecido com que fizeram em The Beatles – Get Back. A ausência de narrações, depoimentos e entrevistas com pessoas contemporâneas e a exibição de imagens históricas sobre o tema na íntegra nos imerge naquele tempo e lugar, além de nos fazer sentir lado a lado com os personagens do documentário. E é isso o que acontece quando assistimos The Best of Ready Steady Go. Este formato diferenciado do documentário nos dá a sensação de estarmos de volta aos anos 60 e realmente assistindo o programa, seja na televisão ou ao vivo, na plateia, dançando bem ao lado do palco e dos músicos.
Para quem não assistiu no domingo, o documentário será reprisado nos próximos dias 17, 18 e 19 de março no mesmo canal. Ele também faz parte do catálogo do NOW (para aqueles que são assinantes da operadora de TV da Claro) e do catálogo do Globoplay (para aqueles que assinam o plano com canais ao vivo).