Home > Cinema & TV > The Best of Ready Steady Go, um compilado imersivo em forma de doc.

The Best of Ready Steady Go, um compilado imersivo em forma de doc.

16 de março de 2022, por Leila Benedetti
Cinema & TV
The Best of Ready Steady Go

Neste último domingo (13), o canal pago BIS nos trouxe em horário nobre o documentário The Best of Ready Steady Go. A produção da BBC de 2019, como diz seu título, compila os melhores momentos e performances do clássico programa de TV britânico dos anos 60 Ready Steady Go! 

O clássico Ready Steady Go!

A atração era um programa musical que trazia um hit da Manfred Mann como tema de abertura e ia ao ar toda sexta-feira no canal aberto ITV, de Londres, entre os anos de 1963 e 1966. Ele era inovador para a época. Foi aquele que introduziu um jogo de luzes mais dramático, que até então era apenas visto em bares de jazz, e cortes de câmeras mais dinâmicos, sem contar os cenários minimalistas e uma maior espontaneidade por parte dos artistas convidados e dos apresentadores. 

Ainda, misturados com os artistas que já eram conhecidos pelo público, o programa também dava espaço para nomes novos. Foi aí que surgiu a Lulu, para se ter uma ideia. Ready Steady Go! conquistou o coração dos jovens, principalmente os mods, além de ter virado inspiração para vários programas musicais da época, como o nosso Jovem Guarda

Abertura de Ready Steady Go! seguido de uma aparição dos Beatles

O especial da BBC

Claro que um programa desse naipe mereceu uma produção em sua homenagem décadas depois. The Best of  Ready Steady Go! foi classificado como um documentário, mas agradecemos e muito por não ser algo clichê, onde há mais depoimentos atuais e narrações sobre a sua história e bastidores do que trechos do programa em si. 

Este título nos traz apenas as performances originais do programa quase que na íntegra, como as dos Rolling Stones, Who e os artistas da Motown. Claro que também houve Beatles, mas estes tiveram um espaço menor no doc. Se há alguma curiosidade sobre a música ou o artista apresentado, esta é mostrada discretamente por legendas. 

Dusty Springfield e Martha Reeves em um especial do programa dedicado aos artistas da Motown Records.

É algo parecido com que fizeram em The Beatles – Get Back. A ausência de narrações, depoimentos e entrevistas com pessoas contemporâneas e a exibição de imagens históricas sobre o tema na íntegra nos imerge naquele tempo e lugar, além de nos fazer sentir lado a lado com os personagens do documentário. E é isso o que acontece quando assistimos The Best of Ready Steady Go. Este formato diferenciado do documentário nos dá a sensação de estarmos de volta aos anos 60 e realmente assistindo o programa, seja na televisão ou ao vivo, na plateia, dançando bem ao lado do palco e dos músicos.  

Para quem não assistiu no domingo, o documentário será reprisado nos próximos dias 17, 18 e 19 de março no mesmo canal. Ele também faz parte do catálogo do NOW (para aqueles que são assinantes da operadora de TV da Claro) e do catálogo do Globoplay (para aqueles que assinam o plano com canais ao vivo). 

Matérias Relacionadas
Hairspray
Hairspray chega a São Paulo e já está com vendas de ingressos abertas
Feminismo Mod
Feminismo mod: 6 representantes femininas da subcultura que fizeram diferença
The Rutles, a paródia dos Beatles criada pelos mesmos integrantes de Monty Python
Beatles
Images of a Woman: quadro pintado pelos Beatles em 1966 foi leiloado

Deixe um comentário