O Oscar deste ano está chegando, mais precisamente neste próximo dia 27 de março, e a Academia já nos adiantou os títulos indicados na categoria Melhor Filme. Dos 10 candidatos na corrida pela estatueta, seis são ambientados em épocas passadas, do jeitinho que nós amamos.
Confira os 6 filmes indicados ao Oscar com temática retrô
1 – Ataque dos Cães (anos 20)
Netflix: desde o dia 1 de dezembro
Ambientado em 1925 e seguindo o bom e velho gênero faroeste, o enredo conta a história dos irmãos Burbank, que conhecem a viúva Rose (Kirsten Dunst) e seu filho Peter (Kodi Smit-McPhee). George Burbank (Jesse Plemons) se casa com Rose, mas a vida do casal e do enteado adolescente é atormentada pelo brutalmente sedutor Phil Burbank (Benedict Cumberbatch), que está sempre provocando a cunhada e zombando de seu filho. Este filme conta com Jane Campion na direção.
2 – O Beco do Pesadelo (anos 40)
Star+: desde o dia 16 de março
O carismático, porém azarado, vigarista Stanton Carlisle (Bradley Cooper), após perder tudo, conhece o casal Zeena (Toni Collette) e Pete (David Strathairn), que ganham a vida fazendo shows de leitura fria e um engenhoso sistema de linguagem codificada que faz com que ela pareça ser uma vidente extraordinária. Pete ensina alguns truques para Stanton, que fica rico em poucos anos arrancando o dinheiro da elite nova iorquina da época como O Grande Stanton. A direção deste filme ficou por conta de Guillermo del Toro.
3 – Amor, Sublime Amor (anos 50)
Disney+: desde o dia 2 de março
Já com algumas matérias sobre circulando aqui pelo UR, o filme é uma adaptação do musical homônimo da Broadway e chegou a ter uma versão para o cinema em 1961, que hoje é considerada um clássico cult. Ambientado na Nova York de 1957, seu enredo conta a história de amor entre dois membros de gangues rivais – a Jets, formada por adolescentes estadunidenses brancos, e a Sharks, formada por porto-riquenhos e descendentes de mesma faixa etária. Algo um tanto parecido com Romeu e Julieta. Este filme foi dirigido por ninguém mais e ninguém menos que Steven Spielberg.
4 – Belfast (anos 60)
Nos cinemas: desde o dia 10 de março
Este filme dirigido por Kenneth Branagh é protagonizado por uma família norte-irlandesa, protestante e de classe trabalhadora. Com seu enredo narrado sob a perspectiva de Buddy (Jude Hill), o filho de 9 anos, o garoto percorre às lutas da classe trabalhadora em meio a mudanças culturais e de violência extrema, além de sonhar com um futuro melhor e glamuroso, que vai tirá-los dos problemas que sofre no momento.
5 – Licorice Pizza (anos 70)
Nos cinemas cults: desde o dia 17 de fevereiro
O filme conta a história de amor entre Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman), que ocorre na Califórnia de 1973. Os dois se apaixonam, mas pelo fato dele ter 15 anos e ela 25, eles fazem de tudo para que a relação não aconteça. Os dois iniciam vários negócios, flertam com outras pessoas e fingem que não se importam um com o outro. A direção é assinada por Paul Thomas Anderson.
6 – King Richard – Criando Campeãs (anos 90)
HBO Max: desde o dia 2 de dezembro
A cinebiografia mostra, por meio da dramaturgia, como Richard Williams (Will Smith) transformou suas filhas, Venus (Saniyya Sidney) e Serena (Demi Singleton), ainda crianças, em duas das maiores tenistas de todos os tempos. Ele usa métodos próprios e nada convencionais para treiná-las, inclusive enfrentar as gangues do bairro de Compton, Califórnia, onde os Williams viviam. Este filme foi dirigido por Reinaldo Marcus Green.