Home > Destaque > Casa Museu Ema Klabin celebra 15 anos com atrações especiais e novidades

Casa Museu Ema Klabin celebra 15 anos com atrações especiais e novidades

21 de março de 2022, por Leila Benedetti
Eventos
Ema Klabin

Em 2007, a casa da famosa empresária e colecionista Ema Klabin, habitada por ela entre 1961 até sua morte em 1994, foi transformada em museu. Agora, neste mês de março, o espaço cultural completa 15 anos com, além de sua programação de sempre, atrações especiais e o anuncio de novidades.

Só a exposição tradicional e fixa da casa reúne as mais de 1600 obras guardadas por Ema. Elas variam entre pinturas, mobiliário, peças arqueológicas, assim como objetos decorativos, reunindo 35 séculos de arte e cultura. O jardim na parte externa da casa, assinado originalmente pelo paisagista Roberto Burle Marx, também faz parte da programação tradicional e fixa.

Ao longo desses 15 anos, o público não só pôde prestigiar o que já era exposto na casa como também 26 exposições temporárias, como a Livros Raros Ilustrados (2009), A Casa da Rua Portugal (2014), Ema e a Moda do Século XX (2021), entre muitos outros, fora outras atividades, como o programa Arte Papo, que traz diversos artistas contemporâneos para um bate-papo dos mais variados temas, e o Tardes Musicais, com apresentações realizadas em um palco aberto ao público instalado nos arredores do jardim.  

Salão Principal
(Salão Principal da Casa. | Foto: Divulgação)

Duas celebrações em uma

Já para as celebrações deste ano (no plural, pois, além dos 15 anos de museu, também há os 100 anos da Semana de 22), a Casa abre uma visita mediada com a temática do histórico evento que nos presenteou com o Modernismo, além de uma palestra e um minicurso. Desde o dia 5 e se estendendo até o dia 26, vem acontecendo todos os sábados a visita De Olho na Coleção – Ecos do Modernismo, as Mulheres na Coleção Ema Klabin, que convida o público a refletir sobre as mulheres que fizeram parte do movimento Modernista no Brasil. 

Quanto a palestra, a Patrícia Galvão (Pagu) e Antonieta Rivas Mercado  – Trajetórias e práticas políticas de duas mulheres inquietas, ocorreu neste dia 9 e contou com a apresentação da professora Dra. Romilda Costa Motta, que analisou o papel de Pagu e Antonieta na cultura e na política dos anos 20 e 30. Por fim, o minicurso Agência e o Protagonismo Negro no Modernismo Brasileiro, que teve sua primeira sessão no dia 16, analisa o papel do negro e sua representatividade nas obras do movimento e terá mais sessões nos dias 23 e 30.

Jardim da Casa Museu Ema Klabin
(Jardim da Casa Museu, assinado originalmente pelo paisagista Roberto Burle Marx. | Foto: Divulgação)

As novas da Casa Museu Ema Klabin

Além disso, a Casa já anunciou novidades para os próximos meses. Nos meses de abril e setembro haverá duas exposições temporárias com curadoria de Paulo de Freitas Costa. A primeira é a Coleção Ema Klabin – Faca, Colher & Garfo, que apresenta os faqueiros da colecionadora e sua história, e a ReviraVolta, que proporá uma nova releitura da coleção de Ema. 

A Casa Museu Ema Klabin está aberta para visitação tradicional, tanto agendada quanto livre. Ainda, ela também oferece visitação virtual 360° por meio da Google Arts & Culture, além de conteúdos digitalizados e em videos incorporados do Youtube em seu site oficial

Casa Museu Ema Klabin
(Sala de Jantar da Casa com a mesa posta como nos jantares promovidos por Ema enquanto habitava a então residência. | Foto: Divulgação)

Serviço

Casa Museu Ema Klabin
Local: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP
Visitas: – sem agendamento: de quarta a domingo
-mediadas (até 5 pessoas): de quarta a sexta
-livre (até 20 pessoas): sábados e domingos
Entrada Gratuita e livre para todos os públicos

 

Matérias Relacionadas
Luminárias Orientais
Luminárias orientais, um dos itens queridinhos do design Mid Century
Anos 20
Anos 20: 10 mulheres que marcaram a louca e próspera década
Mulheres na Semana de 22
Mulheres na Semana de 22: 4 artistas que participaram do histórico evento
Semana de 22
Semana de 22: 100 anos de revolução cultural no Brasil

Deixe um comentário