Home > Design > Governo de SP estuda transformar complexos ferroviários paulistas em patrimônio histórico

Governo de SP estuda transformar complexos ferroviários paulistas em patrimônio histórico

7 de outubro de 2015, por Jane Galaxie
Design

O Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – abriu consulta pública online para que a população paulista envie contribuições para as propostas de tombamento de dois bens de importância histórica: os complexos ferroviários de Sorocaba e de Bauru.

Entre 5 de outubro e 15 de novembro de 2015, será possível enviar comentários e sugestões sobre os dois temas por meio de formulários eletrônicos disponíveis no site da secretaria da cultura (aqui). Todas as contribuições recebidas serão consideradas nas discussões do Conselho e nas propostas de tombamento. Esta é a primeira vez que o Condephaat utiliza a internet para consultar os cidadãos sobre possíveis tombamentos.

Estação Ferroviária de Bauru

Estação Ferroviária de Bauru nos anos 40 (Foto: Reprodução)

Embora a consulta pública não seja um item obrigatório, o Conselho busca ouvir a sociedade antes de tomar decisões que possam causar impacto no contexto urbano das cidades – normalmente, essa aproximação ocorre em audiências públicas. No site, junto com os formulários eletrônicos, estão disponíveis os editais de consulta pública e as minutas das propostas de tombamento, que especificam que medidas de proteção estão sendo propostas.

O Complexo ferroviário de Bauru é considerado um dos melhores exemplares existentes no Brasil e o maior entroncamento férreo da América do Sul, conjugando o encontro de três ferrovias: a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB), a Estrada de Ferro Sorocabana e a Companhia Paulista de Estradas de Ferro em um único ponto. A Estação Central da EFNOB, projetada em 1934 e inaugurada em 1939, é a representação do auge do art-déco no interior paulista.

Estação ferroviária de Sorocaba

Estação ferroviária de Sorocaba nos anos 50 (Foto: Reprodução)

Já o Complexo ferroviário de Sorocaba, representante da expansão ferroviária no Estado, contribuiu de forma decisiva para a industrialização da região. É um dos mais completos conjuntos remanescentes da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), uma das principais ferrovias paulistas. O entroncamento que conecta a EFS e a antiga Estrada de Ferro Votorantim simboliza a secular confluência de caminhos e atividades que marcaram a história de Sorocaba, como as rotas de tropeiros e o comércio de muares.

SERVIÇO

Para ler o edital da consulta pública, acesse o site www.cultura.sp.gov.br.

Matérias Relacionadas
Estação Ferroviária de Sorocaba
Estação ferroviária de Sorocaba, um dos maiores patrimônios da cidade interiorana de SP
Nos Trilhos com Brilhantina leva rockabilly a estação de trem histórica em São Paulo
Expresso Turístico
Expresso Turístico inicia venda de ingressos para conhecer Paranapiacaba ou Jundiaí no carnaval
Belo Horizonte
Livro inédito fará recorte histórico da arquitetura de Belo Horizonte

Deixe um comentário