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Estação ferroviária de Sorocaba, um dos maiores patrimônios da cidade interiorana de SP

2 de agosto de 2023, por Leila Benedetti
Destinos
Estação Ferroviária de Sorocaba

Após anos sendo promessa de políticos, finalmente, a desejada linha de trem que liga Sorocaba e São Paulo tem sua saída do papel oficialmente confirmada. Muito mais que uma forma de facilitar a vida do sorocabano (e aproximar melhor fisicamente a redatora da sede do UR), este projeto idealizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Trem InterCidades, também visa resgatar uma parte importante da história de Sorocaba, que envolve a sua importante e única estação ferroviária.

Apesar de ilustrar o cartão postal da cidade, a estação, bem como suas oficinas, antigos vagões e estradas de ferro, está abandonada desde 2001. O que sobrou foi uma linha usada hoje para trens de carga e um anexo onde era o Museu de Arte Contemporânea até 2022. Agora, o projeto estadual tem o objetivo de reativar o tal patrimônio para abrigar a nova linha.

Mas antes de se aventurar em viajar para os destinos Sorocaba-São Paulo e São Paulo-Sorocaba de trem, coisa que, presumidamente, só será possível em 2025 ou 2026, é interessante saber sobre a história da Estação Ferroviária de Sorocaba, confira.

A história da Estação Ferroviária de Sorocaba

Tudo começou em 1875 quando a Estrada de Ferro Sorocabana, fundada por dois sócios de uma produtora de algodão, inaugurou a Estação Ferroviária de Sorocaba. Segundo a prefeitura, a ideia original era ligar Sorocaba a São Paulo pelo caminho mais curto para facilitar o transporte de algodão e, assim, ampliar o limite de lucros da tal produtora. 

Com o passar dos anos, sua linha-tronco foi se expandindo e levando outras cidades a construírem suas próprias estações e plataformas até 1922, quando passou a atingir a cidade de Presidente Epitácio. Além disso, a estação teve vários donos no decorrer dos anos, entre eles o Governo Federal em 1903 e o Governo Estadual em 1905.  

Estação Ferroviária de Sorocaba
(Estação Ferroviária de Sorocaba clicada no século XIX. | Foto: Acervo/Monsenhor Jamil/AC Memória

Seu prédio original foi reformado em 1929, tomando a forma que tem hoje, e se tornou em um dos maiores edifícios de toda a linha. Com essa reforma, ela foi reinaugurada em 1930 pelo então Presidente de Estado Júlio Prestes e virou uma estação tradicional, com passageiros e bilheteria. 

Os sorocabanos puderam ir para São Paulo de trem até o final de 1998, quando a estação passou a ser administrada pela Ferroban. Com essa empresa, a linha tronco que ia até São Paulo foi desativada em janeiro de 1999 e continuou apenas com a linha que ia para Apiaí até 2001, quando a estação foi totalmente desativada.

Estação Ferroviária de Sorocaba
(Um pouco mais decadente, mas ainda funcionando em 1993. | Foto: Reprodução/Estações Ferroviárias de São Paulo)

A partir daí, seu prédio entrou em estado de abandono, se deteriorando e até sendo ameaçado de demolição. Em 2005, a Prefeitura de Sorocaba conseguiu sua posse provisória e decidiu transformá-lo na sede do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba. Este saiu do papel, mas ocupava um anexo ao lado do prédio principal até 2022, quando foi inundado pelas chuvas de fim de ano.  

A Estação Ferroviária de Sorocaba foi tombada pelo CONDEPHAAT em 2018, mas continuou em estado de abandono e cada vez mais deteriorada com suas janelas quebradas, paredes pichadas, vagões antigos e enferrujados, além de trilhos escondidos pelo mato. 

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