Apesar dos estilos musicais inspirados no passado serem mais segmentados e possuírem um público menor em relação à música de massa no Brasil, há bandas nacionais que têm crescido nesse cenário. Bandas de rock’n’roll, rockabilly, psychobilly, hillbilly, surf music, bluegrass, swing, jazz, e suas demais vertentes, têm investido em projetos áudiovisuais, como clipes, que ajudam a divulgá-las e a fortalecer a imagem e posicionamento na cena.
Isso mostra que há no Brasil muita gente talentosa, criativa e disposta a reforçar a cultura vintage/retrô e o principal: fazer música de qualidade. Entre elas, o Universo Retrô selecionou 15 bandas nacionais inspiradas em estilos que foram sucesso absoluto no passado, remetendo não só à questão musical, mas também estética. Assista e conheça um pouco sobre cada banda:
Crackers Blues – Velha Tatuagem: A banda independente de São Paulo está há mais de 15 anos na estrada. No clipe Velha Tatuagem, a música faz uma mistura de rock com country e blues.
Hillbilly Rawhide – O enxofre e a cachaça: A banda curitibana é considerada a precursora do Country Rock Alternativo no Brasil. Misturando o estilo country (hillbilly) com rock primitivo.
Cherry Rat e os Gatunos – Rat Rod: A banda paulistana lançou seu primeiro CD autoral, Bop to The Hell, ano passado e para divulgá-lo lançou o clipe Rat Rod. O vídeo foi gravado na Lucky Friends Kustom House, em Sorocaba, espaço que permitiu dar um cenário inspirado nos hot rods.
Six Pack Squad – Speakeasy Boogie: Diretamente de Curitiba, formada no fim de 2012, a banda é inspirada nos anos 30 e 40. Apresenta em seu repertório versões de Swing, Boogie Woogie, Rock’n’Roll e Soul Music. No clipe Speakeasy Boogie há toda uma ambientação voltada para as clássicas gangues dos anos 40.
Mary Lee & The Side Brothers – Everyday: Banda da região de Londrina no Paraná, tem influências no Country, Honky Tonk, Outlaw e Bluegrass. A música Everyday foi gravada em um ambiente mais rústico, com toda aquela atmosfera de casa de fazenda.
Cwbillys – Velha Carcomida: A banda de Psychobilly de Curitiba é composta por Clau Sweet Zombie, também integrante da banda As Diabatz; Bruno B. Rocker, também da banda B.Booms, e Pepeu Flukeman. O clipe Velha Carcomida lembra os antigos filmes de horror.
Capitão Taverna – Ladrões de Corações: Banda de Country, Blues e Rockabilly inspirada em motos, carros, piratas e cowboys. A música Ladrões de Corações conta com carro antigo ambientado em uma fazenda.
The Red Light Gang – In The Barbershop: A banda paulistana mistura entre o rockabilly, o country clássico e o western swing, seguindo uma linha musical originalmente criada na década de 50. O clipe In the Barbershop foi gravado em uma barbearia clássica, dando todo um ar cinquentista para o vídeo.
Fabulous Bandits – A Herança: Criada em dezembro de 2006 na cidade de Londrina no Paraná, com a proposta de fazer versões do gênero “country music” influenciadas por Hank Williams, Johnny Cash entre muitos outros artistas, além de filmes de Western e afins. Em A Herança, o clipe transmite o melhor da atmosfera country.
Joe and the Wet Rags – Red High Heels: Com influências de rockabilly, rock’n’roll e country dos anos 50, as músicas da Joe and the Wet Rags têm como assuntos garotas, hot rods, a vida de um homem comum e elementos da década de 50, acompanhados de um ritmo dançante e explosivo. Isso é o que se pode ver em Red High Heels.
Tarso Miller and the Wild Comets – Southern Star: Natural de Araguari tem um estilo mais Honky Tonk, Outlaw Country e Rockabilly, mais do que sucesso no Brasil, o músico é muito conhecido no exterior.
Mystery Trio – Rollin’ Till the Night: Mystery Trio é uma banda de Curitiba. Começaram a tocar juntos no segundo semestre de 2007 com o nome de Flatheads, que, em 2009, foi mudado para Mystery Trio, um trocadilho com Mystery Train, uma das mais famosas canções gravadas por Elvis Presley em sua fase Rockabilly.
The Dead Rocks – Verão em Havaiano: Em 10 anos de carreira, o conjunto conseguiu colocar seu nome entre os grandes da música jovem mundial, deixando o Brasil e a América Latina em destaque entre os grandes apreciadores do Rock Instrumental. O clipe Verão em Havaino foi inspirado na cultura tiki e conta com a participação da dançarina Clóris Fontainebleau.
Os Dinamites – Romance sem Bis: Formada em 2007 em Brasília, a banda vêm se destacando pelo seu som explosivo e original, desde clássicos dos anos 50 até suas divertidas composições românticas-canastronas flambadas a Whiskey.
B.Booms – B.Boom!/ A Rainha do Drive-in: Trio de Curitiba, formado por Bruno Rocker (violão e vocal), Jeff ‘Black’ Domingos (baixo acústico) e Johnny Larápio (Guitarra).
Se você quiser conhecer mais da música nacional da cena rockabilly, psychobilly, hillbilly, surf music, bluegrass, swing, jazz, rock’n’roll e suas vertentes acompanhe o programa Estação Universo Retrô na rádio Topetes e Brilhantina todas as quartas-feiras às 10h, com reprise às sextas-feiras, também às 10h.
Caso você também possua banda com influência nesses estilos, envie seu material para contato@universoretro.com.br e sua música poderá entrar na programação.
Cracker Blues mudou minha vida!
Que demais isso Tati!
A minha tb!!!!!