Home > Design > Pinguins de Geladeira, adorno ícone das geladeiras de nossas avós e de cozinhas vintage no geral

Pinguins de Geladeira, adorno ícone das geladeiras de nossas avós e de cozinhas vintage no geral

26 de agosto de 2023, por Leila Benedetti
Design
Pinguim de Geladeira

Foto da capa: Histórias de Casa

Algo que, atualmente, divide opiniões quando se trata das pessoas no geral, mas para os nostálgicos e adeptos à cultura retrô/vintage, os pinguins de geladeira são a coisa mais estilosa e cultural que se pode ter na decoração da cozinha. Sua paleta de cores resumida apenas nas cores preta e branca (as cores reais de um pinguim, óbvio!) torna sua estatueta, com um ou dois pinguins unidos, versátil na hora de combinar com a cor da cozinha, que, até os anos 70, contava com infinitas opções. 

Pretende montar uma cozinha retrô na sua casa e colocar esses pinguinzinhos em cima da geladeira ou armário de louça/despensa? Então confira antes sua origem, significado e algumas imagens para se inspirar. 

A origem e o significado dos pinguins de geladeira

Nos anos 50 as geladeiras se pareciam muito com armários, o que confundia com frequência aqueles que buscavam comprar um dos itens citados. Portanto, a marca americana de eletrodomésticos Kelvinator, que era bem popular no Brasil, teve a ideia de distribuir estatuetas de pinguins para as lojas de departamento junto com o estoque de geladeiras, para colocá-las em cima e diferenciar as geladeiras dos móveis. 

Essa tática não só funcionou, como também os pinguins chamaram a atenção dos clientes, que pediam as estatuetas de brinde ao comprarem suas geladeiras. A Kelvinator passou a dar esses pinguins de brinde e, logo depois, a vendê-los separadamente. A partir daí, várias estatuetas de pinguins passaram a ser fabricadas e vendidas por outras marcas, só que do ramo de decoração, além de serem facilmente encontradas tanto nas lojas de itens para o lar, quanto em feiras de rua e atacadões. 

Pinguim de Geladeira
(Pinguim original da Kelvinator. | Foto: Divulgação/Casa Azul Leilões)

Nos anos 90, os pinguins deixaram de ser algo “da moda” e viraram artigo de “casa da vó” até sumir completamente e ser lembrado como algo “cafona” nos anos 2000. Hoje, com a chegada do tema retrô, os pinguins voltaram com tudo e em vários formatos, desde as tradicionais estatuetas até adesivos de geladeira e estampas de pano de prato, mas todos repaginados de forma lúdica e ousada para modernizar o conceito do pinguim de geladeira. 

Quanto à Kelvinator, ela se tornou uma subsidiada da Electrolux em 1986, mas agora tem um pinguim como seu mascote publicitário. Além disso, a marca até chegou a fazer uma parceria com a Warner Bros. para ajudar na divulgação do filme Happy Feet na Índia em 2005.

Algumas ideias de pinguins de geladeira e seu conceito

Se, assim como a redatora, prefere decorar a cozinha exatamente como era na década em que se identifica, segue a sugestão da capa desta matéria. A moda agora é aquele design “retrô personalizável”, que compõe o ambiente com elementos contemporâneos e alguns detalhes típicos das lanchonetes dos anos 50, mas nada te impede de você ter 20 ou 30 anos e ter uma “casa de vó”. Só se atente com a tecnologia e necessidades que temos hoje em dia, não podemos abrir mão delas, mas podemos disfarçá-las

Mas se você quer algo bem diferentão, segue as sugestões abaixo: 

1 – Além das cores reais do pinguim

Hoje as estatuetas dos pinguins de geladeira ganharam várias cores e estampas. Vasculhando a internet por aí, é possível encontrar pinguins de cores lisas, metálicas e estampadas. Se bobear, até uma caveira de pinguim você encontra. 

Pinguins coloridos
(Hoje é possível encontrar estatuetas de pinguins das mais variadas cores e formatos. | Foto: Divulgação/Elo7)

2 – Aglomerados

Se quer fugir um pouco do convencional, mas não quer abrir mão das cores originais branco e preto, é uma boa colocar o pinguim e toda a sua parentada junto, o topo das geladeiras costuma ser espaçoso, para quê ter um só apoiado nele? Tem de vários tamanhos e poses para combinar, além de, inclusive, de personagens famosos como os Pinguins de Madagascar. 

Vários pinguins
(Uma aglomeração de pinguins. | Foto: Reprodução)

3 – Adesivos de geladeira

Mas se a vibe não for colocar a tradicional estatueta e, mesmo assim, seguir o conceito do pinguim, a sugestão são os adesivos de geladeira. Tal qual a turma de pinguim aglomerada no tópico anterior, tem de vários tipos, desde os pinguins mais sérios, passando pelos mais fofinhos até os mais ousados de personagens de desenhos famosos. Essa sugestão é mais voltada para cozinhas contemporâneas. 

Adesivos de Geladeira
(Adesivos de geladeira para quem quer seguir o conceito dos pinguins, mas não quer abrir mão do 100% contemporâneo. | Foto: Divulgação)

4 Responses

  1. Andrea

    Eu moro no exterior e, quando contei para minhas amigas daqui que “finalmente meu pinguim já está no topo da geladeira e que todos estamos muito bem em casa” ao falar sobre a organização do novo apartamento, elas fizeram uma cara de confusão, como se eu fosse louca… e pediram para eu explicar essa história. O curioso é que eu não tinha a menor ideia de onde vinha essa tradição kitsch brasileira. Pesquisando na internet, encontrei um artigo sobre o assunto… traduzi tudo com a ajuda da IA e agora todo mundo quer um pinguim de geladeira por aqui… hahaha…

    1. Leila Benedetti

      Tem coisas que só faz sentido para o brasileiro (e amamos!), haha <3 É isso aí, vamos espalhar nossa cultura para os quatro cantos do mundo! \o/

Deixe um comentário