Como se não bastasse a Polaroid e as fitas cassete, aquela câmera que vinha com cabo USB para exportar nossas fotos para o Orkut, a Cybershot, também virou desejo de consumo entre os jovens atuais. As câmeras do celular, apesar de mais práticas e com uma tecnologia mais avançada, viraram coisa de “cringe”.
Esse retorno da tendência já era uma suspeita quando as pequenas câmeras começaram a ser vistas novamente nas vitrines das lojas de eletrônicos. Mas agora isso foi confirmado quando o pessoal da geração Z foi prestigiar o The Town neste fim de semana portando e tirando selfies com Cybershots, como se estivessem nos anos 2000.
Segundo os jovens, o motivo de trocarem a câmera de seus celulares pelas antigas digitais é a busca por uma foto retrô o mais fiel possível da década passada escolhida. Parece que os aplicativos de filtros já não satisfazem mais seus usuários, fora que usar algo antigo, da época de seus pais ou parentes mais velhos, é mais emocionante. A redatora aqui escreve isso por experiência própria, mas usando itens mais antigos que uma Cybershot.
O retorno da Cybershot
A tendência voltou da mesma forma de sempre, por meio de celebridades e influenciadores, que passaram a postar fotos superiluminadas, tremidas ou com qualquer outra característica típica das clicadas com câmeras no estilo Cybershot. Muitos jovens quiseram imitar seus ídolos e bombardearam o Google Trends com a busca pelas antigas câmeras digitais.
Inclusive, essas fotos clicadas com essas câmeras viraram febre no TikTok e ganhou até uma hashtag, #digitalcamera, que já alcançou mais de 222 milhões de visualizações. Hoje, a Sony, que popularizou a câmera digital com o modelo Mavica nos anos 80 e detentora do nome Cybershot, voltou a fabricar esses dispositivos sem o nome clássico, mas com tecnologia mais avançada, como maior número de pixels, imagens em HD e conectividade Wi-fi e Bluetooth.
@yaszou Respondendo a @nalu como eu uso minha camera digital parte 3 e ultima ??
A Canon, que também foi bem famosa na era das fotos no Orkut com sua Powershot, também chegou a lançar modelos recentes iguais aos da Sony, assim como a Kodak entrou na brincadeira e lançou câmeras digitais com impressora integrada, fazendo uma mistura de Cybershot com Polaroid.
Tem quem compre esses modelos novos e repaginados, mas também tem aqueles que buscam maior fidelidade em clicar fotos com a cara dos anos 2000. Portanto, a busca por câmeras digitais usadas em sites como o Enjoei também subiu, tal qual o garimpo pelas câmeras antigas no fundo das gavetas de seus familiares.